busca

Alimentação

Abbott faz recall de fórmulas infantis contaminadas com bactérias nos EUA

Por João Paulo Martins  em 19 de fevereiro de 2022

Entre os produtos que podem causar doenças em bebês estão as fórmulas Similac, Alimentum e EleCare

Abbott faz recall de fórmulas infantis contaminadas com bactérias nos EUA
Lotes de três marcas de fórmulas infantis da Abbott estão contaminados com bactérias perigosas (Foto: Abbott/Reprodução)

 

A farmacêutica americana Abbott Nutrition anunciou um recall voluntário de três fórmulas infantis depois que quatro bebês adoeceram com infecções bacterianas após consumir os produtos.

Segundo o jornal americano USA Today, o anúncio foi feito na última quinta (17/2) e vale para lotes das fórmulas Similac, Alimentum e EleCare que foram fabricadas em uma instalação da Abbott em Sturgis, no estado de Michigan (EUA).

A Food and Drug Administration (FDA), espécie de Vigilância Sanitária dos EUA, alertou os consumidores para não usarem ou comprarem essas fórmulas infantis em pó ou qualquer outra produzida nas instalações da referida fábrica.

“A FDA está investigando queixas de quatro infecções infantis em três estados. Todos os quatro casos relacionados aos produtos terminaram em hospitalizações e a Cronobacter spp. [bactéria oportunista] pode ter contribuído para uma morte”, alerta a FDA em comunicado citado pelo USA Today.

Três dos bebês estavam doentes com Cronobacter sakazakii e um tinha Salmonella Newport, de acordo com a Vigilância Sanitária.

Como mostra o periódico americano, a bactéria Cronobacter pode causar problemas graves, incluindo sepse (infecção generalizada) e meningite, com risco de morte, enquanto a salmonela é conhecida por causar doenças gastrointestinais e febre.

“Lamentamos profundamente a preocupação e a inconveniência que essa situação causa aos pais, cuidadores e profissionais de saúde”, diz Joe Manning, vice-presidente executivo de produtos nutricionais da Abbott, em comunicado também citado pelo USA Today.

Conforme a FDA, inspeção na fábrica já teve início e, até o momento, os fiscais encontraram várias amostras positivas de Cronobacter sakazakii.

“Como são produtos usados como única fonte de nutrição para recém-nascidos e bebês de nossa nação, a FDA está profundamente preocupada com os relatos de infecções bacterianas”, afirma Frank Yiannas, vice-comissário da FDA para Política e Resposta Alimentar, em declaração citada pelo jornal americano.

O recall da Abbott Nutrition diz respeito às fórmulas infantis em pó Similac, Alimentum e EleCare que contenham as seguintes informações nas embalagens:

  • Os dois primeiros dígitos do código vão de 22 a 37
  • O código no pote contém K8, SH ou Z2
  • A data de validade é 01-04-2022 (abril de 2022) ou posterior

Lembrando que a medida não é válida para o Brasil. Verifique seu produto apenas se ele for importado dos EUA.