Alimentação
Apenas aceite: banana é uma berry, ou baga, mas o morango não é
Pouca gente sabe, mas o que chamamos de berries (bagas), como morango e framboesa, na prática, não são esse tipo de fruta
Com certeza você já ouviu esta pergunta: tomate é fruta ou legume? Mas há outra dúvida, talvez menos conhecida, relacionada às bananas. Elas são bagas (frutos carnosos com sementes e sem caroço)?
Os botânicos consideram que as frutas são as partes das plantas com flores que se desenvolvem a partir do ovário. E um legume? Trata-se de algo mais complicado, já que pode ser qualquer parte da planta que não é considerada fruta.
Dentro da família das frutas, você tem subcategorias que incluem as cítricas, as com caroço, os pomos (maçãs e peras), as drupas (pêssegos e damascos) e, claro, as bagas. As diferenças entre elas se resumem a qual parte da flor e do ovário da planta produziu a pele, a polpa e as sementes, explica o site americano de curiosidades HowStuffWorks?
A definição técnica da baga é “fruta carnuda produzida a partir de um único ovário”. Se você não está muito familiarizado com botânica, provavelmente essa explicação não será útil. Mas uma vez que você aprende que laranjas e tomates se encaixam nessa definição e podem, portanto, ser considerados bagas, uma luz surge no fim do túnel.
Já os morangos, que em inglês possuem até “baga” (ou “berry”) no nome, segundo o site americano, não são oficialmente bagas. Eles são conhecidos como “frutos acessórios”, quando a polpa que envolve a semente não vem dos ovários da planta, mas do receptáculo dos ovários. Aliás, as framboesas também não são bagas de verdade, ainda que tenham “berry” no nome em inglês.
Então, se morangos e framboesas são confundidos com bagas todo esse tempo pela maioria da população, como reconhecer a baga? O HowStuffWorks? explica existem três camadas de polpa nas bagas: exocarpo (pele externa), mesocarpo (polpa no meio) e endocarpo (parte mais interna que contém as sementes).
Justamente as bananas possuem essas camadas: a casca amarela, a polpa branca e as sementes.
Tecnicamente falando, as bagas precisam ter duas ou mais sementes, e seus frutos devem se desenvolver a partir de uma flor com um ovário. Mais uma vez, a banana preenche esses requisitos. E, estranhamente, tomate, berinjela, kiwi e pimenta também. As laranjas são um tipo específico de baga chamado hesperídio, graças aos seus distintos gomos.