Alimentação
Aprenda a fazer tímpano, o prato do desafio do Master Chef Brasil da próxima terça
Quitute "bizarro" fez sucesso ao aparecer no filme A Grande Noite (1996) e deverá ser reproduzido pelos participantes do reality show da Band no dia 13 de julho
Na próxima terça (13/7), o reality show culinário Master Chef Brasil, exibido pela Band, contará com a participação do jornalista e ex-apresentador da Globo, Zeca Camargo, que desafiará os participantes a fazerem um prato apresentado no filme A Grande Noite (1996): tímpano.
O longa dirigido por Stanley Tucci e Campbell Scott se passa em Nova Jérsei, nos EUA, nos anos 1950. Dois irmão cozinheiros administram um restaurante italiano que sofre com a concorrência de outro estabelecimento. Para sair da crise, eles precisam inovar no cardápio e uma das soluções é uma receita inspirada na ilha de Malta, o tímpano ou timballo.
O prato é composto por uma massa recheada de penne, almôndegas, linguiça calabresa, ovos e ervilhas. O aspecto é de uma grande torta.
Os participantes amadores do Master Chef Brasil 2021 precisarão fazer uma versão do tímpano que agrade aos chefs jurados (Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin) e ao convidado Zeca Camargo, que é cinéfilo e gosta de cozinhar, tendo participado da edição especial de final de ano do reality da Band em 2020.
Que tal fazer a receita do filme A Grande Noite?
Descobrimos uma versão compartilada pela emissora gaúcha RBS em 2008:
Tímpano di Maccheroni al Ragú
Ingredientes do recheio:
- 500 g de massa tipo penne
- 50 g de manteiga ou margarina
- 1 cebola média picada
- 1 kg de carne de porco moída grossa
- 200 ml de vinho branco seco
- 20 g de cogumelo funghi seco
- 200 g de salsichas brancas
- 50 g de pancetta cortada em cubinhos (ou presunto cru)
- 250 g de ervilhas frescas
- 4 ovos
- 8 fígados de frango
- 2 peitos de frango
- 1 maço de salsinha
- 80 g de queijo parmesão
- 200 g de muçarela
- sal e pimenta do reino a gosto
Preparo do recheio
Cozinhe o penne al dente (não pode ficar mole), escorra e reserve. Doure a cebola na manteiga ou margarina, junte a carne de porco moída e refogue bem. Flambe com o vinho, tempere com o sal, pimenta e cozinhe em fogo lento por 20 minutos até secar. Então, reserve.
Lave o funghi seco em água corrente e deixe de molho em água morna por 10 minutos. Escorra e pique grosseiramente. Reserve.
Cozinhe as salsichas por cinco minutos, deixe esfriar e fatie. Reserve. Em seguida, corte a pancetta ou o presunto em cubinhos, afervente por cinco minutos, escorra e guarde.
Afervente as ervilhas por três minutos, escorra e reserve. Cozinhe os ovos por oito minutos, descasque-os, pique grosseiramente e reserve.
Corte os fígados de frango em quatro e refogue por três minutos no restante da manteiga ou margarina. Em seguida, reserve. Cozinhe e desfie os peitos de frango e também deixe reservado.
Por fim, pique a salsinha, rale o parmesão (se for o caso) e fatie a muçarela (se for o caso). Deixe todos eles reservados.
Ingredientes da massa (invólucro do recheio)
- 400 g de farinha de trigo
- 200 g de manteiga
- 100 g de açúcar
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher das de café de sal
- 4 gemas de ovos
- forma de 24 cm por 8 cm (altura) untada e enfarinhada
- Ovo batido para pincelar a massa
Preparo da massa e finalização
Espalhe a farinha na mesa e junte a manteiga, o açúcar, o vinagre, o sal e as gemas. Misture tudo velozmente, forme uma bola, cubra com um pano limpo umedecido e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Depois desse prazo, forre a forma com 2/3 da massa.
Em uma tigela, misture o penne com os funghi, a pancetta, os fígados, as ervilhas, os ovos picados, o parmesão e a salsinha. Ajuste o sal e a pimenta.
Vá alternando camadas dentro da forma (que está com parte da massa na base): essa mistura, carne de porco, salsicha, frango e muçarela. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. É como se fosse uma "lasanha".
Cubra com o restante da massa, faça relevos decorativos, se quiser, e pincele com o ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 30 minutos.
Retire e deixe o tímpano descansar por 10 minutos, desenforme e sirva.