busca

Alimentação

Cereja pode ajudar a combater as inflamações, sabia?

Por João Paulo Martins  em 06 de julho de 2021

Fruta muito consumida em forma de doces possui nutrientes que contribuem para a redução dos sintomas de doenças inflamatórias como a osteoartrite

Cereja pode ajudar a combater as inflamações, sabia?
(Foto: Kaboompics)

Apesar de não ser produzida comercialmente no Brasil, a cereja é uma fruta versátil, podendo ser consumida em bolos, tortas, sorvete e até no coquetel. Além do sabor agradável, a frutinha vermelha pode ajudar quem tem artrite ou artrose ao ajudar a aliviar as inflamações.

“As cerejas não recebem a atenção que merecem apesar de serem frutas cheias de nutrientes. Um benefício surpreendente das cerejas é sua capacidade de aliviar a dor nas articulações e o inchaço da artrite inflamatória. Elas contêm nutrientes anti-inflamatórios, conhecidos como antioxidantes”, comenta a nutricionista americana Trista Best em entrevista ao site de bem-estar e nutrição Eat This, Not That!

Para testar a eficácia das cerejas no alívio da dor, um estudo duplo-cego randomizado de 2013 publicado na revista científica Osteoarthritis Cartilage avaliou 58 voluntários adultos não diabéticos com osteoartrite que ingeriram duas garrafas de 235 ml de suco de cereja azedo ou um placebo diariamente durante seis semanas.

Após 24 dias, os participantes fizeram uma pausa de uma semana no tratamento e, em seguida, inverteram a ingestão de suco e de placebo. Os pesquisadores descobriram que a melhora foi ligeiramente mais pronunciada entre os que ingeriram suco de cereja, ou seja, houve certo alívio dos sintomas da osteoartrite.

Como mostra o Eat This, Not That!, cientistas descobriram que o consumo de suco de cereja é associado a níveis mais baixos de proteína C reativa, um importante fator indicativo de inflamação no corpo.

Além de diminuir a inflamação geral e os sintomas da osteoartrite, a fruta pode ajudar a melhorar a longo prazo a mobilidade das vítimas da doença que afeta as articulações.

No entanto, essa não é a única maneira pela qual as cerejas podem ajudar a reduzir a inflamação no organismo. “Comer uma xícara de cerejas antes de dormir também pode melhorar a qualidade do sono. Elas contêm naturalmente melatonina, hormônio associado ao ciclo sono-vigília, que é conhecido por aumentar a qualidade e a duração do sono”, explica Trista Best ao site especializado.

Essa qualidade da fruta foi confirmada por um estudo de 2018 publicado no periódico científico American Journal of Therapeutics. Cientistas descobriram que a suplementação com suco de cereja ajudou 11 voluntários a melhorar a eficiência e a duração do sono.