Alimentação
Chocolate com alto teor de cacau pode ajudar o coração contra o estresse
Estudo descobre que em situações estressantes, os flavonoides presentes no cacau podem proteger o sistema cardiovascular e evitar doenças como derrame
Consumir alimentos ricos em flavonoides (compostos bioativos com efeito antioxidante), como frutas e verduras, pode proteger contra problemas cardiovasculares resultantes do estresse mental, incluindo derrame, de acordo com um estudo recente.
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriram que os vasos sanguíneos são capazes de funcionar melhor em momentos de estresse quando se consome uma bebida rica em cacau, com altos níveis de flavonoides.
O estudo, publicado no final de janeiro no periódico científico Nutrients, revela que a membrana (endotélio) que reveste o coração e os vasos sanguíneos fica protegida quando ingerimos o nutriente, o que ajuda a reduzir o risco de doenças como diabetes, insuficiência renal e trombose.
Especialistas já sabem que o estresse mental pode ter um efeito negativo na função dos vasos sanguíneos e, consequentemente, do sistema cardiovascular.
Chocolate protegendo o endotélio
“Descobrimos que beber cacau rico em flavonoide pode ser uma estratégia alimentar eficaz para reduzir deficiências temporárias na função do endotélio após estresse mental e também melhorar o fluxo sanguíneo durante episódios estressantes”, revela a pesquisadora Catarina Rendeiro, da Universidade de Birmingham, principal autora do estudo, citada pelo site da instituição de ensino.
Segundo ela, vale a pena usar os benefícios desse composto durante os períodos de vulnerabilidade vascular aguda, como nos momentos de estresse.
No estudo, um grupo de homens saudáveis recebeu uma bebida de cacau rica em flavonoides (com 150 mg do nutriente) 90 minutos antes de completar uma tarefa de estresse mental que durava oito minutos.
Os pesquisadores mediram o fluxo sanguíneo e a atividade cardiovascular em repouso e durante o estresse e avaliaram o funcionamento dos vasos sanguíneos até 90 minutos após o período estressante.
Eles descobriram que a função dos vasos sanguíneos era menos prejudicada quando os participantes bebiam cacau com alto teor de flavonoide.
Os cientistas lembram que o estresse é um dos principais problemas da sociedade atual e é associado a danos às saúdes física e psicológica. Eles salientam que o estresse mental induz a aumento imediato na frequência cardíaca e na pressão arterial em adultos saudáveis e gera deficiências temporárias na função das artérias, mesmo após o episódio estressante.
“Nossas descobertas são significativas para a dieta do dia a dia, visto que a dosagem administrada pode ser alcançada consumindo uma variedade de alimentos ricos em flavonoides, especialmente maçãs, uvas vermelhas, amoras, cerejas, framboesas, peras, leguminosas, chá verde e cacau não processado. Isso tem implicações importantes nas medidas de proteção dos vasos sanguíneos dos indivíduos mais vulneráveis aos efeitos do estresse mental”, comenta Catarina Rendeiro, citada pelo site da Universidade de Birmingham.