busca

Alimentação

Comer arroz branco pode ser tão ruim para o coração quanto os doces industrializados, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 04 de outubro de 2022

Cientistas revelam que os grãos refinados podem causar doença arterial coronariana da mesma forma que os açúcares e gorduras presentes nas guloseimas

Comer arroz branco pode ser tão ruim para o coração quanto os doces industrializados, diz estudo
(Foto: Freepik)

 

Estudo que será apresentado no 13º Congresso da Sociedade de Cardiologia dos Emirados Árabes, evento realizado de 7 a 9 de outubro pelo Colégio Americano de Cardiologia do Oriente Médio,  revela que comer arroz branco ou outro grão refinado pode ser tão ruim para o coração quanto o açúcar dos doces.

A pesquisa, segundo o jornal americano New York Post, analisou os hábitos alimentares e os históricos de saúde de voluntários do Irã. Os resultados apontam que o risco de doença arterial coronariana prematura ao consumir arroz branco é semelhante ao de comer “açúcares e óleos prejudiciais” encontrados em guloseimas.

Os cientistas avaliaram um grupo de cerca de 2.500 pessoas, algumas com artérias normais e outras com doença arterial coronariana. Cada participante respondeu a um questionário de frequência alimentar para determinar o consumo de grãos integrais e refinados.

Como mostra o jornal americano, quem tinha uma maior ingestão de grãos refinados estava associado a um risco aumentado do problema cardiovascular, enquanto o consumo de grãos integrais estava associada a menos chance de apresentar doença arterial coronariana prematura.

Os grãos são considerados refinados quando passam por processados industriais ​​que lhes dá uma textura mais fina e vida útil mais longa, mas elimina alguns nutrientes essenciais. Farinha de trigo e arroz branco são os produtos mais conhecidos, Por outro lado, grãos integrais, como aveia e arroz integral, como o próprio nome diz, apresentam o grão inteiro.

“Existem muitos fatores envolvidos no motivo pelo qual as pessoas acabam consumindo grãos mais refinados em oposição aos integrais. Alguns desses incluem economia e renda, emprego, educação, cultura e idade”, diz o pesquisador Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, da Universidade de Ciências Médicas de Guilan, no Irã, principal autor do estudo, citado pelo New York Post.

Ele lembra que dieta que inclui o consumo de uma grande quantidade de grãos insalubres e refinados pode comparada à ingestão de muito açúcar e óleos ruins para a saúde.

O jornal americano lembra que os alimentos refinados são rapidamente decompostos pelo corpo, uma vez que perderam as fibras, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. Com o tempo, esse excesso de glicose pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração e causar a formação de placas nas paredes das artérias (aterosclerose).