busca

Alimentação

Comer bastante no café da manhã pode ajudar quem deseja emagrecer, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 16 de setembro de 2022

Cientistas descobriram uma relação entre a maior ingestão de calorias pela manhã e a redução no apetite ao longo do dia

Comer bastante no café da manhã pode ajudar quem deseja emagrecer, diz estudo
(Foto: Freepik)

 

Comer bastante no café da manhã e menos no jantar pode ajudar que deseja perder peso ao diminuir a fome, afirma estudo publicado na última sexta (9/9) no periódico científico Cell Metabolism.

Os cientistas analisaram os impactos das grandes refeições e descobriram que as pessoas queimavam a mesma quantidade de caloria independentemente de comerem mais no café da manhã ou no jantar, informa a emissora britânica BBC. Mas o apetite era visivelmente menor quando ingeriam muito alimento logo pela manhã, o que poderia facilitar a manutenção da dieta.

O estudo queria investigar como a alimentação era afetada pelo ciclo circadiano – relógio interno do corpo. A ideia era que comer à noite não seria recomendado porque o relógio biológico afetaria o metabolismo e atrapalharia o sono.

A pesquisa contou com 30 voluntários, que , durante dois meses, receberam refeições de cerca de 1.700 calorias por dia, incluindo café da manhã, almoço e jantar. De acordo com a BBC, eles passaram um mês comendo muito de manhã, o equivalente a quase metade dessas calorias, seguido por um almoço menor e uma refeição noturna ainda menos calórica. No mês seguinte, os participantes comeram bastante à noite e bem menos no café da manhã.

O metabolismo dos voluntários foi medido com uma água especial, bem mais densa que a normal e que pode ser rastreada à medida que sai do corpo.

Como mostra a emissora britânica, os cientistas descobriram que o momento em que se come mais no dia não faz diferença para o metabolismo, ou seja, não muda a queima de calorias, nem a quantidade de peso que perderam.

A principal diferença foi nos níveis de fome, que reduziram bastante quando os participantes ingeriam muita caloria no café da manhã.

Em entrevista à BBC, a pesquisadora Alexandra Johnstone, da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, principal autora do estudo, afirma que os achados podem ajudar quem precisa controlar o peso. "Os estudos sugerem que, para controle do apetite, o café da manhã mais calórico é o vencedor. Se você pode começar o dia comendo bastante e de forma saudável, é mais provável que mantenha os níveis de atividade física e consiga manter o controle sobre o apetite pelo resto do dia".

A pesquisa incluiu no café da manhã ingredientes como smoothies (vitaminas), iogurtes, ovos, salsichas e cogumelos. A proteína se destacava porque ajuda as pessoas a se sentirem satisfeitas.

Ainda assim, como explica a emissora britânica, não está claro por que comer mais calorias logo cedo no dia pode reduzir o apetite. Os pesquisadores dizem que a questão vai além de ficar com a barriga cheia de manhã e vazia antes de dormir.

Alexandra Johnstone conta á BBC que uma possível explicação seria a ligação entre a fome e os sistemas de recompensa do cérebro, que estariam "mais sintonizados para a primeira refeição do dia".

Agora, os pesquisadores estão investigando o que acontece com trabalhadores noturnos que fazem grandes refeições no meio da noite, se isso pode estabelecer uma relação entre alimentação e o relógio biológico de cada pessoa.