Alimentação
Confira 5 alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Ter a imunidade em dia é essencial durante a pandemia do novo coronavírus. Portanto, fique de olho na dieta
Existem muitos alimentos ricos em nutrientes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico – essencial nesta pandemia de covid-19.
Manter uma dieta variada que inclui alimentos ricos em nutrientes como as vitaminas A, D, E, C, selênio, zinco e antioxidantes, combinada com um sono adequado e exercícios regulares podem ajudar a manter as doenças sob controle.
Certas gorduras, particularmente os ácidos graxos conhecidos como ômega-3, também foram associadas a benefícios para a imunidade, de acordo com um estudo de revisão publicado em 2019 no periódico científico International Journal of Molecular Science.
Saiba quais são os principais alimentos que não podem faltar em sua despensa se quiser fortalecer o sistema imunológico:
Ovo
Os ovos são considerados um dos alimentos mais ricos em nutrientes que existem, o que significa que eles possuem mais do que calorias e gordura.
Eles podem ajudar a manter a imunidade em dia, por possuírem as vitaminas B12, D e E, além de ômega-3. A quantidade diária necessária desses micronutrientes precisa ser adquirida da dieta, de acordo com o nutrólogo e escritor americano John La Puma, citado pelo site da revista Men’s Health.
“As vitaminas B12 e D são essenciais para a formação dos glóbulos brancos que produzem anticorpos. Além disso, a vitamina D controla a resposta química que cura tecidos afetados por inflamações. Portanto, consumir vitaminas D e B12 é uma excelente maneira de fortalecer a imunidade para combater doenças”, esclarece o médico à publicação.
A importância da vitamina D na manutenção da função imunológica e no combate às infecções foi comprovada por um estudo de uma revisão publicado em 2011 no Journal of Investigative Medicine.
Pimentão
Há uma razão pela qual existem ao menos três cores de pimentões: elas indicam que essa pimenta (que não arde) é rica em antioxidantes que combatem doenças.
Além de conterem antioxidantes poderosos como o betacaroteno (também presente na cenoura), os pimentões são uma ótima fonte de vitamina C (ácido ascórbico), melhor do que as laranjas.
Como mostra a Men’s Health, uma xícara de pimentão picado contém três vezes a ingestão diária recomendada de vitamina C.
Alho
Muito comum na dieta do brasileiro, o alho contém alicina, um antioxidante que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, de acordo com pesquisa publicada em 2018 na revista científica Food Science and Biotechnology.
O melhor é que você não precisa comer uma tonelada de alho ou mesmo ingeri-lo cru para que o antioxidante seja eficaz.
Ele pode estar torrado no arroz, misturado à salada ou como tempero de uma omelete, por exemplo.
Semente de girassol
Ainda pouco consumida no Brasil e normalmente associada à alimentação das aves, a semente de girassol também contribui para o aumento da imunidade.
Ela é rica em gorduras insaturadas, que podem lutar contra a inflamação, e em vitamina E, que contribui para o reparo de células danificadas.
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) dos Estados Unidos, cientistas vêm estudando se a vitamina E, um dos antioxidantes mais poderosos que se conhece, pode evitar doenças crônicas que resultam dos danos dos radicais livres às células.
Kefir
Uma espécie de “primo” mais forte do iogurte, o kefir é rico em probióticos, as bactérias e leveduras benéficas que vivem no trato gastrointestinal, e que desempenham um papel importante na saúde imunológica.
Isso porque grande parte da estrutura do sistema imunológico está justamente em nosso trato gastrointestinal, como mostra um artigo elaborado pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA.
O consumo de alimentos ricos em probióticos, incluindo o kefir, ajuda a manter o intestino saudável, o que, por sua vez, promove o fortalecimento da imunidade.
Caso não queira ou não possa consumir laticínios, existem outros alimentos fermentados cheios de probióticos: kombucha, chucrute e kimchi.