busca

Alimentação

Heinz apresenta seu catchup feito no estilo “marciano”

Por João Paulo Martins  em 09 de novembro de 2021

O molho chamado Marz Edition foi criado a partir de tomates cultivados em solo e condições similares às do planeta Marte

Heinz apresenta seu catchup feito no estilo “marciano”
O catchup Marz Edition foi produzido com tomates que poderiam ter sido cultivados em Marte (Foto: YouTube/Heinz/Reprodução)

 

Da próxima vez que disserem que o hambúrguer está de “outro planeta”, pode acreditar, pelo menos, em parte. Isso porque a Kraft Heinz acaba de anunciar seu novo catchup feito no “estilo” de Marte.

De acordo com o site americano de notícias astronômicas Collect Space, o catchup intitulado Marz Edition, lançado na última segunda (8/11) pela gigante dos alimentos, é feito com tomates normais, mas cultivados nas mesmas condições adversas encontradas em Marte.

Mais do que apenas um nome curioso, o molho que combina com batata frita e hambúrguer é fruto de um estudo de dois anos conduzido por uma equipe de astrobiólogos do Instituto de Tecnologia da Flórida, nos Estados Unidos, revela o site.

“Estamos entusiasmados com nossa equipe de especialistas por terem cultivado tomates em condições encontradas em outro planeta e compartilhar a criação com o mundo. Desde a análise do solo com as condições marcianas há dois anos até a colheita, trata-se de uma jornada que prova que, onde quer que estejamos, o catchup Heinz ainda será apreciado pelas gerações futuras”, comenta Cristina Kenz, diretora de crescimento da Kraft Heinz, em comunicado citado pelo Collect Space.

 

 

Embora não esteja disponível para compra, um lote do Marz Edition foi revelado pela empresa em sua sede na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, onde o molho experimental passou nos testes de qualidade da empresa.

Segundo o site especializado, a equipe de 14 cientistas queria demonstrar que os tomates podem ser colhidos em Marte e, para tanto, as plantas foram cultivadas num “simulador marciano”. Ou seja, solo terrestre que foi quimicamente combinado com regolito do Planeta Vermelho, nas mesmas condições de temperatura e umidade.

“No espaço, temos um ditado que diz ‘não se trata da comida, mas do molho’. Poderíamos escolher a comida que queríamos lá em cima, mas muitos pratos vinham desidratados e um pouco sem graça, então uma boa quantidade de molho sempre tornava as refeições deliciosas”, diz Mike Massimino, ex-astronauta da Nasa e embaixador do catchup Marz Edition, citado pelo Collect Space.