busca

Alimentação

ONG americana alerta para corante cancerígeno no famoso marshmallow Peeps

Por João Paulo Martins  em 05 de abril de 2023

A Consumer Reports pediu à Vigilância Sanitária dos EUA que proíba o uso do corante vermelho n-3 (eritrosina) nos alimentos

ONG americana alerta para corante cancerígeno no famoso marshmallow Peeps
Os marshmallows da Peeps são guloseimas tradicionais nos EUA (Foto: Facebook/PeepsBrand/Reprodução)

 

Em plena Páscoa, consumidores americanos são surpreendidos com o alerta da ONG Consumer Reports sobre substâncias cancerígenas presentes nos populares e tradicionais marshmallows Peeps (que tem forma de pássaro).

Segundo o jornal americano New York Post, a organização de apoio aos consumidores dos EUA afirma que o corante artificial chamado vermelho n-3 (eritrosina) usado nas famosas guloseimas pode causar câncer.

“Os pais devem saber que os Peeps de cor roxa e rosa, que costumam ser colocados em cestas de Páscoa para os filhos, são feitos com um conhecido ingrediente cancerígeno”, diz Michael Hansen, cientista sênior da Consumer Reports, em comunicado divulgado na última segunda (3/4).

A ONG listou nove marshmallows Peeps e outros doces fabricados pela Just Born em Bethlehem, na Pensilvânia (EUA), como Hot Tamales e Mike and Ike, que teriam o perigoso o corante.

A Consumer Reports também está pedindo à Food & Drug Administration (FDA, espécie de Vigilância Sanitária dos EUA) que proíba o uso desse aditivo alimentar e entregou uma petição com 35.000 assinaturas de consumidores, revela o New York Post.

“O corante vermelho n-3 foi proibido de ser usado em cosméticos pela FDA em 1990, mas inexplicavelmente ainda é permitido em alimentos”, comenta Michael Hansen no comunicado citado pelo jornal. “O uso generalizado de eritrosina é particularmente preocupante, pois é encontrado em muitos produtos comercializados para crianças, que correm risco de desenvolver problemas de saúde devido à exposição”, completa o cientista.

Por sua vez, a Just Born, que é uma empresa centenária, defendeu os Peeps e os demais doces, apontando a ausência de proibição por parte da FDA.

“Fabricamos todos os nossos doces em conformidade com os regulamentos da FDA, adquirindo ingredientes e embalagens exclusivamente de fornecedores confiáveis que seguem altos padrões de qualidade e segurança”, diz a empresa também em comunicado.

A Just Born lembra que os consumidores podem ler as informações nutricionais nas embalagens e nos sites dos produtos. “Nossa equipe de desenvolvimento de produtos sempre está em busca de oportunidades para fornecer opções melhores a nossos consumidores, incluindo cores derivadas de fontes naturais que podem oferecer o mesmo impacto visual”.

Em nota enviada ao New York Post, a Food & Drug Administration afirma que está “revisando a petição apresentada sobre o vermelho n-3” e que esse aditivo químico já foi analisado anteriormente.

“Os consumidores que desejam limitar a quantidade de corantes em suas dietas podem verificar a lista de ingredientes alimentares nos rótulos”, acrescenta a FDA.

O jornal americano lembra que mais de 2.900 alimentos disponíveis no mercado dos EUA contêm eritrosina, incluindo doces destinados às crianças. A FDA exige que os fabricantes listem o vermelho n-3 como um ingrediente.