busca

Alimentação

Pepper X: carolina reaper perde título de pimenta mais ardida do mundo

Por João Paulo Martins  em 17 de outubro de 2023

Conheça a pimenta que acaba de receber o título do livro dos recordes Guinness World Records como a mais forte da Terra

Pepper X: carolina reaper perde título de pimenta mais ardida do mundo
A nova pimenta mais forte do mundo é chamada pepper X e foi criada nos EUA (Foto: Guinness World Records/Reprodução)

 

Sabe a pimenta carolina reaper, que é o temor de muita gente? Ela acaba de perder o título de mais ardida do mundo, após 10 anos de reinado. Em 23 de agosto deste ano, o livro dos recordes Guinness World Records concedeu à chamada pepper X (pimenta X) o primeiro lugar no ranking mundial de ardência.

Para efeito de comparação, uma pimenta habanero, muito comum na cozinha mexicana, mas ainda forte para os padrões brasileiros, normalmente chega a 100.000 unidades na escala de Scoville, mas a pepper X atinge incríveis 2,693 milhões de unidades – a carolina reaper possui 1.641.183.

Essa escala foi criada em 1912 pelo farmacêutico americano Wilbur Scoville e mede quantas vezes a capsaicina (substância responsável pela picância) precisa ser diluída para perder o efeito.

 

Pepper X: carolina reaper perde título de pimenta mais ardida do mundo
(Foto: Guinness World Records/Reprodução)

 

Segundo a emissora estatal britânica BBC, a nova rainha da ardência foi criada pelo agricultor americano Ed Currie. Como a “pimenta X” é patenteada, seus frutos e sementes não serão vendidos. Ela só pode ser experimentada em molhos.

Currie ficou 10 anos cultivando a pepper X em sua fazenda na Carolina do Sul (EUA), mas só divulgou recentemente a novidade porque queria proteger sua propriedade industrial.

“Esse foi um esforço de equipe. Sabíamos que tínhamos algo especial, então apenas contei a alguns dos meus familiares e amigos mais próximos o que realmente estava acontecendo”, conta o fazendeiro à BBC.

 

Pepper X: carolina reaper perde título de pimenta mais ardida do mundo
(Foto: Guinness World Records/Reprodução)

 

Embora as pessoas acreditem que o ardor da pimenta venha de suas sementes, a capsaicina está contida na placenta da planta, que é o tecido que contém as sementes. Por possuir curvas e cristas, a pepper X tem mais área de superfície para o crescimento da placenta, de acordo com a emissora britânica.

Ed Currie é uma das cinco pessoas que já provaram a nova e mais ardida pimenta. “Senti o calor por três horas e meia. Depois vieram as cólicas, que são horríveis. Fiquei deitado em uma parede de mármore por aproximadamente uma hora, na chuva, gemendo de dor”, conta o agricultor à BBC.

Segundo ele, a pepper X é um cruzamento da carolina reaper (que também foi criada por Currie) com uma pimenta que um amigo dele enviou de Michigan (EUA) e que era “extremamente picante”.