busca

Alimentação

Saiba mais sobre a dieta da melancia, que faz sucesso nas redes sociais

Por João Paulo Martins  em 07 de agosto de 2022

Será que comer apenas melancia por até uma semana pode ajudar na perda de peso e na desintoxicação do organismo?

Saiba mais sobre a dieta da melancia, que faz sucesso nas redes sociais
(Foto: Freepik)

 

De vez em quando surgem algumas dietas bizarras nas redes sociais. Desta vez, graças à cheerleader (líder de torcida) e influenciadora digital americana Gabi Butler, de 24 anos, a dieta da melancia está chamando a atenção na internet.

Segundo o site americano Everyday Health, esse tipo de plano alimentar envolve comer nada além de melancia por determinado período de tempo, sendo o mais comum de três a sete dias. Em seguida, podem ser adicionados alguns ou todos os alimentos que normalmente consumidor, com ou sem melancia.

Trata-se de uma dieta com restrição de calorias, já que uma xícara de melancia em cubos tem apenas 46 calorias, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Além disso, ela vem sendo chamada de dieta de limpeza ou desintoxicação.

De acordo com o Everyday Health, além de Gabi Butler, outros youtubers que experimentam essa dieta afirmam ter perdido muito peso, chegando a 13 kg em sete dias, e dizem ainda que perderam o desejo de comer junk food (salgadinhos, frituras e doces industrializados), tiveram a pele renovada, adquiriram mais energia e se sentem leves e menos inchados.

Mas nutricionistas ouvidos pelo site americano não gostaram muito da nova “dieta da moda”. “O conselho de Gabi Butler sobre a dieta da melancia é mais tóxico do que as toxinas das quais ela está tentando se livrar com essa ‘limpeza’. É uma pena que ela não entenda a importância de ser um modelo para outras pessoas”, comenta a nutricionista Bonnie Taub-Dix, autora do livro Read It Before You Eat It: Taking You From Label to Table (Leia Antes de Comer: Levando Você do Rótulo para a Mesa), citada pelo Everyday Health.

“Sou uma grande fã de melancia e frutas em geral, mas essa dieta não ajuda. A melancia é um alimento muito saudável, mas não há evidências de que comê-la de forma exclusiva seja algo saudável. Na verdade, é o contrário”, diz a nutricionista Samantha Cassetty, coautora de Sugar Shock (Choque de Açúcar), também citada pelo site.

As duas especialistas também duvidam que a ingestão da fruta realiza qualquer tipo de limpeza no organismo. “Não há validade científica em relação à limpeza. A ideia de que você poderia eliminar toxinas apenas comendo melancia é totalmente falsa”, alerta Samantha.

 

Como funciona a dieta da melancia?

 

Na dieta da melancia, você não come nada além da fruta por um certo número de dias e a quantidade pode variar.

Depois do período de consumo exclusivo de melancia, algumas versões adicionam refeições leves acompanhadas de mais porções da fruta. Outras dizem que se pode voltar à rotina alimentar anterior.

Claro que a melancia, por si só, é um alimento saudável. Como mostra o Everyday Health, ela é composta por 90% de água, além dos seguintes nutrientes:

  • Vitamina A: ajuda a manter a visão e ajuda o sistema imunológico a combater inflamações, de acordo com um artigo publicado em setembro de 2018 no periódico científico Journal of Clinical Medicine
  • Vitamina C: contribui para uma pele saudável e diminui o risco de doenças crônicas
  • Licopeno: antioxidante que pode ajudar a prevenir danos ao DNA e beneficiar o sistema imunológico, de acordo com estudo publicado na revista científica LWT, em junho de 2020
  • Citrulina: aminoácido que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a prática de atividade física, de acordo com um estudo publicado em janeiro de 2017 na Current Opinion in Clinical Nutrition & Metabolic Care

Apesar de ser saudável, quando você transforma a melancia na única fonte de alimento, a saúde pode ficar comprometida pela falta de outros nutrientes. Outro ponto é a restrição drástica de calorias, que pode levar à perda de peso, mas é segura e eficaz?

“Essa dieta não ensina nenhum hábito relacionado à perda de peso. Depois de interromper a ‘limpeza’, é provável que recupere esse peso e potencialmente mais, o que não é útil”, diz a nutricionista Samantha Cassetty ao Everyday Health.

Ela reconhece que dietas de desintoxicação podem ser atraentes: “Se você está comendo de forma pouco saudável há algum tempo, pode sentir que precisa fazer a mudança, mas só pequenas ações não ajudam tanto. Eu entendo esse desejo. Ainda assim, desencorajaria, apesar de achar que as pessoas têm o direito de tomar suas próprias decisões sobre sua saúde”, comenta a especialista americana.

Para quem está pensando em experimentar a dieta da melancia, existem alguns riscos a serem considerados. Primeiro, pode levar à sensação constante de fome e, consequentemente, dores de cabeça, irritabilidade e dificuldade de concentração. “Ignorar constantemente os sinais de fome do seu corpo não é uma maneira respeitosa de tratar a si mesmo”, alerta a nutricionista.

Não comer nada além de melancia também pode produzir gases, inchaço e diarreia. Ainda pior, quem se exercita quando não está ingerindo muitas calorias ou nutrientes, pode ficar tonto, cansado ou fraco. Seguir a dieta da melancia por um tempo prolongado pode levar à perda de tecido muscular, alerta o Everyday Health.

O grande problema citado pelas nutricionistas é que a dieta da melancia não ensina nada sobre como construir hábitos saudáveis de vida que ajudarão na saúde física e mental a longo prazo.