Alimentação
Veja 5 benefícios para a saúde do consumo regular de aveia
Esse grão integral é rico em nutrientes que ajudam vários processos do organismo, especialmente no intestino
A aveia é um dos mais nutritivos grãos integrais, sendo rica em fibras, proteínas vegetais, minerais como fósforo, potássio e magnésio e vitamina E.
Em artigo para o site Eat This, Not That!, a nutricionista americana Sydney Greene fala sobre a aveia e alerta que se deve evitar as versões instantânea e aromatizada, que podem conter açúcar, além de o processamento retirar componentes nutritivos.
A especialista cita cinco efeitos benéficos de comer aveia todos os dias:
Redução do colesterol ruim (LDL)
A aveia é rica em fibras solúveis, mais especificamente a chamada beta-glucana, de acordo com a nutricionista A versão em flocos contém de um a dois gramas dessa fibra. “Estudos demonstraram que a beta-glucana é um ingrediente ativo responsável pela redução do colesterol LDL [ruim]”, afirma Sydney Greene.
Existem várias maneiras pelas quais a fibra, especialmente a solúvel, ajuda na manutenção dos níveis de colesterol. O consumo de, pelo menos, três gramas de beta-glucana por dia pode ajudar quem tem colesterol alto, alerta a nutricionista.
Aveia pode ajudar contra a resistência à insulina
A resistência à insulina ocorre quando as células são incapazes de responder adequadamente ao hormônio que ajuda no consumo da glicose disponível no sangue. Mudanças na dieta podem ajudar a reverter essa resistência, impedindo a desregulação dos níveis de açúcar no sangue.
Sydney sugere o consumo de carboidratos de absorção lenta que ricos em fibras. Uma porção de aveia em flocos fornece quatro gramas de fibras e de um a dois gramas de beta-glucana, que retarda a liberação de glicose no sangue, o que diminui a secreção de insulina.
Microbioma intestinal saudável
Quando consumimos qualquer alimento, estamos fornecendo comida para as inúmeras bactérias que vivem em nosso trato gastrointestinal. Como hospedeiros desses micro-organismos (microbioma), por meio das refeições, escolhemos quais grupos bacterianos proliferarão, os benéficos ou não.
A aveia, quando cozida e depois resfriada, é rica em amido resistente e, embora sejam necessárias mais pesquisas, essa forma de carboidrato pode ajudar o tonar o microbioma intestinal mais diversificado e saudável, segundo a artigo da Eat This, Not That!
Redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável
Quem tem problema gastrointestinal deve evitar carboidratos simples e optar por ricos em fibras solúveis e insolúveis, como a aveia.
A fibra insolúvel é ajuda a dar volume para as fezes, explica a nutricionista americana. Quem tem síndrome do intestino irritável deve comer aveia para ajudar nos movimentos peristálticos, que favorecem a defecação. Além disso, a fibra solúvel desse grão integral pode ajudar a regularizar o intestino.
Ajuda no funcionamento do cérebro
Por ser uma rica fonte de vitamina E, que atua como antioxidante, a aveia é excelente para a saúde do cérebro, protegendo contra o estresse oxidativo, de acordo com Sydney Greener.
O grão também é uma boa fonte de magnésio, zinco e fósforo, três minerais que são cruciais para a função cerebral e podem ajudar a diminuir os sintomas da depressão. “Por si só, a aveia é um carboidrato de absorção lenta, o que significa que demora um pouco para ser digerido e absorvido. Também conhecidos como carboidratos complexos, os alimentos dessa categoria são a fonte preferida de energia do cérebro”, diz a especialista.