Alimentação
Vigilância Sanitária da Argentina proibe produção e venda de um azeite argentino
A Anmat, que atua como a Anvisa do Brasil, proibiu o azeite Olivares del La Rioja por não ser original, fabricado sem registro
A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (Anmat) da Argentina, espécie de Vigilância Sanitária, proibiu a produção e venda de um azeite fabricado na província de La Rioja.
De acordo com o jornal argentino Ámbito, o produto é chamado Olivares del La Rioja e se intitula “azeite extra virgem de primeira prensagem e extração a frio". Ele é produzido e embalado pela Finca Olivares.
“As ações foram iniciadas a partir da denúncia de um consumidor junto à Secretaria de Saúde e Vigilância Nutricional de Alimentos do Instituto Nacional de Alimentos em relação à veracidade do produto comercializado”, diz a Anmat, citada pelo jornal.
O produto foi banido pela agência por ser considerado um óleo ilegal, sem registro. Com isso, a Vigilância Sanitária determinou que “por se tratar de um azeite que não permite a identificação de forma clara e confiável de como foi produzido, processado e/ou fracionado em certo estabelecimento, não pode ser produzido em nenhum lugar do país”.