busca

Bem-Estar

Afinal, é necessário tomar banho todo dia?

Por João Paulo Martins  em 19 de agosto de 2021

Depois que os atores Mila Kunis e Ashton Kutcher agitaram a web ao dizer que não se lavam diariamente, especialistas explicam se isso vale para todo mundo

Afinal, é necessário tomar banho todo dia?
(Foto: Freepik)

O casal de atores americanos Mila Kunis e Ashton Kutcher viraram notícia recentemente ao revelarem que nem eles, nem os filhos, tomam banho todos os dias. A afirmação foi feita à apresentadora Dax Shepard num podcast. Será que isso é um problema?

As duas celebridades de Hollywood disseram pular banhos regularmente e Kutcher chegou a contar que depois de um treino só lava o rosto, além de apenas limpar a virilha e as axilas diariamente.

Claro que algumas pessoas não conseguem ficar sem tomar banho todo dia. Mas os médicos dizem que nem sempre é necessário.

“É normal não tomar banho todos os dias, especialmente se você tiver pele seca ou eczema. Para pacientes com essas condições, o banho em dias alternados é realmente recomendado”, diz a dermatologista Skylar Souyoul, da clínica South Shore, em Louisiana (EUA), em entrevista ao site americano HowStuffWorks?, especializado em curiosidades.

Segundo a especialista, isso ocorre porque o banho com muita frequência remove a oleosidade da pele. Algumas pessoas já produzem pouco óleo, o que deixa a pele seca, rachada, com coceira e potencialmente vulnerável a infecções. “Precisamos desses óleos para ajudar a manter a umidade que é necessária para servir de barreira na pele”, explica a clínica geral Liana Casusi, do site americano Oh So Spotless, também em conversa com o HowStuffWorks?

Se sua pele estiver seca, ela recomenda tomar banho dia sim, dia não com água fria, não pode ser quente. E usar loção hidratante pelo menos de três minutos após sair do chuveiro.

No entanto, se você tem pele oleosa ou acne, a recomendação da especialista é tomar um banho diariamente.

A forma como uma pessoa se comporta ao longo do dia também influencia a “necessidade” de limpeza do corpo. Por exemplo, se você fica sentado num escritório com ar-condicionado, pode pular um banho – ainda assim precisa manter uma boa higiene.

“Isso pode ser conseguido lavando as áreas ‘mais sujas’, como axilas, virilha e pés”, diz Liana Casusi ao HowStuffWorks? Isso porque essas partes do corpo são as mais propensas a suar, acumular sujeira e abrigar micro-organismos causadores de mau odor e doenças. “Lembre de usar um sabonete suave, pois agressivos como os esfoliantes podem ser contraproducentes nessas áreas”, acrescenta a médica.

Agora, se seu trabalho envolve atividade física, ao ar livre em dias quentes ou se você foi à academia, então um banho é provavelmente uma necessidade. “Você deve tomar banho se teve um dia de suor excessivo, sebo [óleos produzidos pela pele], está exalando odor ou tem sujeira/detritos na pele”, diz a anestesista Renée Moran, proprietária da clínica Renée Moran Medical Aesthetics, nos EUA, em entrevista para o site especializado em curiosidades.

A limpeza nesses casos vai além de uma questão estética, explica a médica “Se alguém usa roupas suadas, pode criar um terreno fértil para fungos e, eventualmente, ser vítima de uma infecção fúngica”, completa a especialista.

Tomar banho diariamente também é importante se você trabalha com produtos químicos/materiais perigosos ou se está exposto a alérgenos (partículas causadoras de alergia, como poeira e pólen), observa Renée Moran ao HowStuffWorks?