Bem-Estar
Estudo associa flavonoides do cacau à redução de mortes por doenças cardiovasculares
Milhares de participantes que ingeriram diariamente suplemento de flavonol do cacau tiveram um risco até 39% menor de morrer por problemas cardíacos
Um estudo em larga escala testou os efeitos a longo prazo de suplemento de flavonoides provenientes do cacau na prevenção de doenças cardiovasculares. Publicados no jornal científico The American Journal of Clinical Nutrition em 16 de março, os resultados oferecem sinais promissores de que esses flavonoides podem ter efeitos protetores para o coração.
O estudo, intitulado Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study (Cosmos), foi randomizado e controlado por placebo e testou um suplemento de flavanol de cacau e um multivitamínico na prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer.
De acordo com o site americano de notícias médicas News Medical, embora nenhum dos suplementos tenha reduzido significativamente o total de eventos cardiovasculares, as pessoas que receberam aleatoriamente o nutriente do cacau tiveram uma taxa 27% menor de morte por problemas cardíacos.
“Estudos anteriores sugeriram benefícios para a saúde dos flavonoides, compostos presentes em vários alimentos à base de plantas, incluindo cacau, chá, uvas e frutas vermelhas. O estudo Cosmos não foi um teste de chocolate, ao contrário, foi um teste rigoroso de um suplemento de extrato de cacau que contém níveis de flavonoides que uma pessoa nunca poderia consumir do chocolate sem adicionar calorias excessivas, gordura e açúcar à dieta”, explica a pesquisadora JoAnn Manson, da Universidade de Harvard, nos EUA, uma das autoras do estudo, citada pelo site especializado.
Ensaios menores e de curto prazo já haviam demonstrado benefícios cardiovasculares dos flavonoides presentes no cacau, especialmente para a pressão arterial e a dilatação dos vasos sanguíneos. O Cosmos oferece a primeira oportunidade de estudar se um suplemento também pode levar a reduções a longo prazo de eventos cardiovasculares.
Como mostra o News Medical, mais de 21.000 participantes foram randomizados para receber cápsulas diárias com 500 mg de flavonoides de cacau, um comprimido multivitamínico, nenhum dos dois ou ambos.
O estudo descobriu que o suplemento de flavonoide reduziu os eventos cardiovasculares totais em 10%, mas isso não foi estatisticamente significativo. No entanto, aqueles que receberam esse nutriente tiveram uma redução significativa de 27% na morte por doenças cardíacas.
Quando a equipe do estudo levou em consideração a adesão às pílulas, ou seja, quem tomou regularmente, os dados revelaram redução de 15% em relação aos eventos cardiovasculares e de 39% na morte por cardiopatias, segundo o site especializado.
Os pesquisadores não encontraram efeito significativo do multivitamínico para os problemas cardiovasculares. Também não houve efeitos colaterais preocupantes no consumo dos dois suplementos.
O Cosmos foi realizado por cerca de 3,6 anos, o que, provavelmente, é um tempo considerado curto para detectar possíveis efeitos no risco de câncer. Embora o uso diário de multivitamínico tenha melhorado os níveis de vários biomarcadores nutricionais, não gerou efeito significativo sobre o câncer, explica o News Medical.
Os flavonoides do cacau também não tiveram efeito significativo no câncer.
Os autores observam que são necessárias mais pesquisas e com prazo maior. Além disso, os resultados não servem de comprovação para o consumo de suplementos para evitar doenças cardiovasculares.