busca

Bem-Estar

Estudo com milhares de voluntários prova mais uma vez a ineficácia da ivermectina contra a covid-19

Por Da Redação  em 31 de março de 2022

No teste, pessoas que receberam placebo apresentaram melhores resultados do que aquelas que tomaram o vermífugo por três dias seguidos

Estudo com milhares de voluntários prova mais uma vez a ineficácia da ivermectina contra a covid-19
(Foto: Freeimage)

 

O controverso vermífugo ivermectina, medicamento normalmente usado para vermifugar cavalos e gado, não reduz o risco de ser hospitalizado com covid-19, apesar de muita gente acreditar que gere algum benefício contra a doença. A nova evidência da ineficácia do remédio contra o coronavírus (SARS-CoV-2) foi publicado na última quarta (30/3) no periódico científico The New England Journal of Medicine.

Como mostra o site americano HuffPost, o ensaio clínico, que começou em 2020, analisou mais de 1.300 pacientes infectados pela covid no Brasil. Metade recebeu ivermectina e a outra metade, um placebo. O estudo foi randomizado e duplo-cego, o que significa que nem os médicos nem os participantes sabiam o que estavam recebendo.

Os resultados confirmaram o que inúmeras pesquisas já haviam demonstrado: o antiparasitário não faz nada para ajudar os pacientes com coronavírus e nem reduz o risco de hospitalização.

“O tratamento com ivermectina não resultou em menor incidência de admissão médica em um hospital devido à progressão da covid-19 ou internação prolongada no setor de emergência entre pacientes ambulatoriais com diagnóstico precoce da doença’, afirmam os pesquisadores no artigo recém-publicado.

No estudo, inicialmente, os participantes receberam uma dose única de ivermectina, como a recomendada na vermifugação. Os cientistas, então, adaptaram a dosagem e alguns pacientes receberam o medicamento nos primeiros três dias após o teste positivo para SARS-CoV-2. Esse grupo, na verdade, teve piores resultados do que os que ingeriram placebo, informa o HuffPost.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta em 2020 sobre a ineficácia dessa droga no tratamento da covid-19. Nos Estados Unidos, tanto a Food and Drug Administration (Espécie de Anvisa) quanto os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) emitiram repetidos avisos para os americanos não se automedicarem com ivermectina.