Bizarrice
Baleia atinge barco e deixa jovem em coma na Austrália
O incidente entre a jubarte e o barco pesqueiro ocorreu no último domingo (6/6) na costa de Nova Gales do Sul
Um adolescente está em estado crítico depois que uma baleia jubarte saltou da água e bateu no barco pesqueiro em que ele estava. O incidente ocorreu na costa sul do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, segundo matéria divulgada na última quarta (9/6) pela emissora americana CNN.
Nick Myhill, de 18 anos, sofreu graves ferimentos na cabeça e no pescoço quando a baleia atingiu a embarcação no último fim de semana. O serviço de resgate marítimo de Nova Gales do Sul recebeu um pedido de socorro no domingo (6/6) proveniente da costa de Narooma, a cerca de 320 km ao sul de Sidney.
De acordo com uma publicação feita no Facebook pelo Marine Area Command (Comando Marinho Regional) da polícia do estado australiano, o “capitão de 39 anos informou que seu passageiro de 18 tinha sofrido um grave ferimento na cabeça”. O responsável pelo barco pesqueiro é padrasto de Myhill, informa a CNN, e disse aos socorristas que estava tentando navegar de volta para o pier, apesar da embarcação ter sofrido avarias.
Os paramédicos trataram dos dois tripulantes antes de transferi-los para o hospital. Mais tarde, o jovem foi transferido de avião para Canberra, capital da Austrália, onde permanece em condições críticas, mas estáveis. Seu padrasto, conhecido apenas como Matt, foi tratado localmente, em Narroma, após sofrer lacerações faciais e concussão, conforme a matéria da emissora.
Eles estavam praticando pesca matinal, algo que gostavam de fazer, segundo a CNN. “Eles não foram informados [sobre as baleias] e nem tiveram tempo de reagir. Tanto Nick quanto Matt ficaram feridos. Matt conseguiu levá-los rapidamente de volta à costa usando o rádio para a chamada de socorro”, diz o comunicado emitido pela família de Nick Myhill e reproduzido pela emissora americana.
Ainda segundo os familiares, o jovem de 18 anos continua em coma com graves ferimentos na cabeça e no pescoço.
“A extensão dessas lesões e as implicações de longo prazo ainda não são conhecidas. Matt e Nick são pescadores experientes e esse foi um acidente que poderia ter acontecido com qualquer pessoa”, afirma o comunicado.
No post do Facebook, a polícia de Nova Gales do Sul diz acreditar que a baleia jubarte pode ter se ferido no incidente, e que o Serviço de Parques Nacionais e Vida Selvagem está trabalhando com a ONG Organização para o Resgate e Pesquisa de Cetáceos na Austrália (ORRCA) para monitorá-la.
Apesar de a espécie de baleia não ter sido identificada na ocorrência policial, Lucy Babey, vice-diretora da ORRCA, disse à CNN que cerca de 40.000 jubartes frequentam as águas australianas nesta época do ano, quando migram para águas mais quentes durante o inverno no hemisfério sul.
“As baleias jubarte são muito acrobáticas e conhecidas por visitarem áreas humanas, razão pela qual são uma das melhores espécies para observação em barcos”, afirma Lucy à emissora.
As jubartes adultas chegam a 55 m de comprimento e podem pesar 59 toneladas no caso dos machos e um pouco menos para as fêmeas. Elas podem viajar até 24,8 km/h, mas provavelmente navegarão num ritmo mais lento durante a migração, explica a vice-diretora da ORRCA à CNN.