busca

Bizarrice

Beluga que estava presa em canal do rio Sena, na França, foi morta por eutanásia

Por João Paulo Martins  em 10 de agosto de 2022

A baleia estava há muito tempo sem se alimentar e não resistiu à operação de resgate

Beluga que estava presa em canal do rio Sena, na França, foi morta por eutanásia
A baleia beluga não resistiu à operação de resgate (Foto: Twitter/SeaSheppards/Reprodução)

 

A baleia beluga (Delphinapterus leucas) que havia sido descoberta há mais de uma semana em um canal do rio Sena, na França, precisou ser sacrificada nesta quarta (10/8), enquanto estava sendo resgatada por um caminhão até a região de Ouistreham, anunciou o governo da província da Normandia, citado pelo jornal francês Le Monde. Os especialistas tinha a esperança de que o cetáceo poderia ser tratado antes de ser solto no mar.

“A beluga chegou às 10h30 [horário local] no serviço de inspeção veterinária e fitossanitária de fronteira, localizado em Ouistreham, para realizar uma perícia veterinária e sanitária antes de considerar sua potencial transferência para a eclusa de Ouistreham”, informa a prefeitura de Calvados em comunicado citado pelo jornal.

Ainda conforme o município francês, apesar dos meios técnicos e logísticos implementados, a condição da beluga se deteriorou durante a viagem. “A perícia veterinária revelou a situação de grande debilidade e insuficiência respiratória da beluga. A decisão de sacrificá-la, portanto, foi tomada coletivamente, com os veterinários”, acrescenta a prefeitura.

Em vídeo compartilhado no Twitter, a veterinária Florence Ollivet-Courtois, do serviço de bombeiros e resgate do departamento de Essonne, diz que o cetáceo já não tinha oxigênio suficiente. “Vimos no momento que o animal estava em anóxia [diminuição da quantidade de oxigênio], portanto, insuficientemente ventilado e o sofrimento era óbvio para esse animal […] Decidimos que não era relevante liberá-lo e, portanto, era necessário prosseguir com sua eutanásia”, conta a especialista, citada pelo Le Monde.

 

Levada para um caminhão refrigerado

 

Segundo o jornal francês, por volta das 4h desta quarta (10/8), a beluga de quase 800 kg foi içada em uma rede puxada por um guindaste e colocada em uma barcaça. Ela foi imediatamente atendida por uma dúzia de veterinários. Seu estado de saúde foi considerado “preocupante”.

A baleia, cuja presença no Sena foi considerada intrigante, foi então colocada em um caminhão refrigerado e saiu da eclusa pouco depois das 7h30, em baixa velocidade para percorrer os 160 km até Ouistreham.

Uma piscina com água do mar, numa eclusa do porto de Ouistreham, tinha sido disponibilizada para receber o animal, que ficaria ali por três dias antes de ser devolvido ao mar, dependendo do seu estado de saúde.

A beluga foi avistada no canal do rio em 2 de agosto e estava preso desde sexta-feira em uma eclusa, localizada a 70 km a noroeste de Paris. O cetáceo também estava sofrendo de problemas digestivos, de acordo com o Le Monde.

Como mostra o jornal, essa espécie pode ser encontrada em regiões do ártico e próximas dele. Uma orca já havia sido observada no Sena em maio deste ano, entre Rouen e Le Havre. Ela finalmente foi encontrada morta e uma autópsia revelou que a morte tinha ocorrido por fome.