busca

Bizarrice

Cientistas testam com sucesso transplante de rim de porco em humano

Por João Paulo Martins  em 20 de outubro de 2021

Pela primeira vez, o uso de um órgão animal transplantado em humano não gerou rejeição

Cientistas testam com sucesso transplante de rim de porco em humano
(Foto: Freepik)

 

Cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, realizaram com sucesso o teste de transplante de rim de porco em humano sem desencadear rejeição imediata pelo sistema imunológico.

Como mostra a emissora americana CNN, o procedimento envolveu o uso do órgão de um porco cujos genes haviam sido alterados para que seus tecidos não tivessem uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata após o transplante.

A receptora foi uma paciente com morte cerebral com sinais de disfunção renal, cuja família consentiu com o experimento antes que ela fosse retirada do aparelho de suporte de vida, afirmam os pesquisadores citados pela emissora.

Por três dias, o novo rim foi anexado a seus vasos sanguíneos e mantido fora do corpo, para que os cientistas tivessem acesso a ele.

Os resultados “pareciam bastante normais”, afirma o cirurgião Robert Montgomery, que liderou o estudo, citado pela CNN.

O rim produziu a “quantidade de urina que você esperaria” de um órgão humano transplantado, e não havia evidências da rejeição observada quando rins de porco não modificados são transplantados em macacos.

O nível anormal de creatinina da paciente receptora (indicador de função renal deficiente) voltou ao normal após o transplante, segundo Robert Montgomery, citado pela emissora americana.

O experimento da Universidade de Nova Iorque deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, possivelmente no próximo ano ou dois, de acordo com o médico.

No experimento atual, o rim foi deixado por apenas três dias em funcionamento, então quaisquer testes futuros provavelmente poderão descobrir novas barreiras que precisarão ser superadas, alerta Montgomery.