Bizarrice
Devido aos olhos pequenos, motoristas chineses estão sendo considerados “sonolentos” por veículos automatizados
Sistemas de monitoramento da atenção do motorista, comuns em carros elétricos, como da montadora chinesa Xpeng, reconhecem olhos fechados dos asiáticos como sono
Parece bizarro, mas motoristas chineses estão bravos com o sistema “anti-sono” dos veículos porque eles consideram que os olhos cerrados dos asiáticos indicam que eles estão adormecendo. A discussão ganhou força quando foi relatada na plataforma Weibo, a principal rede social da China.
Segundo o site chinês Car News China, o blogueiro DerekTLM fez uma publicação reclamando que o sistema de direção inteligente de seu carro elétrico da marca XPeng sempre confunde sua expressão facial, considerando que ele está “distraído ou dormindo”. No post, o blogueiro conta que costuma receber avisos frequentes do sistema de monitoramento de atenção só porque tem olhos quase fechados.
“Vou repetir, meus olhos são pequenos, mas não estou dormindo no volante. Nós, pessoas de olhos pequenos, não merecemos usar o piloto de navegação guiada [sistema autônomo do veículo]?”, questiona DerekTLM na Weibo, citado pelo site chinês.
O digital influencer até marcou o presidente da XPeng, He Xiaopeng, enquanto exigia que o sistema fosse atualizado. Ele também alega que vem perdendo pontos do programa de recompensas por estar “distraído ou dormindo” enquanto dirige.
Em resposta também compartilhada na Weibo, He Xiaopeng marcou o funcionário da XPeng encarregado do sistema do piloto automático, pedindo que acompanhasse o assunto. Pouco depois, a XPeng Motors respondeu em sua conta oficial dizendo que recebeu as reclamações, informa o Car News China.
Outro blogueiro famoso, ChangYanCY, que tem mais de 1,2 milhão de seguidores na Weibo, também contou que passa pela mesma situação com o sistema de monitoramento do motorista. Ele reclama que seus olhos são tão pequenos que a maioria dos carros que testou o julgava dormindo. Ele também diz estar preocupado porque os olhos cerrados poderiam impedi-lo de usar as funções avançadas dos sistemas de assistência aos motoristas.
De acordo com o site chinês, ChangYanCY elogiou a resposta rápida da Xpeng e diz esperar que as reclamações possam ajudar a indústria automobilística da China a melhorar as tecnologias usadas nos veículos.
O Car News China lembra que os sistemas de monitoramento do motorista, que medem o estado de alerta, são considerados um recurso essencial dos carros autônomos, evitando possíveis acidentes ao detectar os primeiros sinais de sonolência. Em 2021, 543.300 carros chineses estavam equipados com esse sistema.