Bizarrice
Estudante é picada por mamba-negra em escola do Zimbábue e morre em apenas 30 minutos
Ainda não se sabe como a serpente conseguiu entrar na sala de aula e picar a perna da jovem de 17 anos
Uma estudante da cidade de Rushinga, no Zimbábue, foi mordida por uma mamba-negra (Dendroaspis polylepis) e morreu apenas 30 minutos depois da injeção do veneno. Segundo o jornal local The Herald, a serpente, uma das mais venenosas do mundo, entrou na sala sem ser notada e mordeu a coxa da menina.
Quando os colegas de classe da adolescente Melody Chiputura, de 17 anos, perceberam o que havia ocorrido, mataram imediatamente a cobra. A estudante foi levada às pressas em uma ambulância até um hospital, mas acabou morrendo no caminho.
O diretor do colégio de Rushinga, Christopher Murenga, citado pelo jornal, diz que Melody tinha acabado de voltar da aula de educação física. “Ela gritou na mesma hora, dizendo que algo a havia mordido. Estamos todos em choque. Não temos ideia de onde veio essa cobra. A sala de aula fica longe de possíveis habitats de cobras”, comenta o diretor.
O pai de Melody Chiputura, Joseph, diz ao The Herald que a família recebeu uma ligação da escola 10 minutos após a mamba-negra ter mordido a filha. “Quando chegamos na clínica já era tarde. É difícil aceitar e dói muito. Não entendo como uma cobra pôde entrar na sala de aula e morder minha filha”, diz o zimbabuano. Ele conta ainda que a filha adolescente tinha um grande potencial e adorava ir à aula.
Um funcionário da secretaria de educação da província aproveitou para comentar a tragédia ao jornal: “Esse incidente nos fez perceber que precisamos melhorar a gestão do risco de desastres, que não está recebendo atenção suficiente nas escolas”.
Vale lembrar que a mamba-negra é um dos animais mais venenosos do mundo. É a maior cobra peçonhenta da África, atingindo, em média, cerca de 2,50 m de comprimento, mas alguns exemplares chegar a 4,5 m. Nos humanos, a picada pode causar paralisia e arritmia cardíaca em pouco tempo. Às vezes, o veneno pode levar à morte por insuficiência respiratória.