busca

Bizarrice

Famoso puma de Los Angeles ataca chihuahua, que sobreviveu graças ao dono

Por João Paulo Martins  em 13 de dezembro de 2022

O puma conhecido como P-22 atacou o cãozinho que estava passeando com o tutor na região de Silver Lake, em Los Angeles

Famoso puma de Los Angeles ataca chihuahua, que sobreviveu graças ao dono
O famoso puma P22 está sendo acusado de atacar um chihuahua na região de Los Angeles (Foto: ABC 7/Reprodução)

 

Um puma que se acredita ser o famoso P-22, praticamente um “morador” de Los Angeles, na Califórnia (EUA), está sendo acusado de atacar e ferir um cãozinho no bairro de Silver Lake.

Segundo a emissora local ABC 7, na última sexta (9/12), Rene Astorga estava levando seu chihuahua Taz para passear durante a noite quando, a cerca de cinco metros do portão de casa, com o canto do olho, ele avistou um animal vindo em sua direção. Em princípio, ele achou que fosse um cachorro de grande porte.

Em seguida, o animal pulou sobre o chihuahua e o agarrou pelo pescoço.

“Eu pensei que era um cachorro, mas era um enorme leão da montanha [puma]. Eu vi a coleira [de rastreamento de animais selvagens]. Nesse momento, foi um instinto de lutar ou fugir. Comecei a socar e chutar. Não soltei a coleira até que finalmente senti que o Taz estava solto. Peguei meu cachorro e corri para dentro de casa”, conta o americano à emissora.

Mais tarde, Rene teria sido informado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA que o puma responsável pelo atacante seria, de fato, o P-22.

Após o incidente, o chihuahua precisou levar vários pontos devido aos cortes e lacerações no pescoço e em todo o corpo – foram cerca de 14 pontos no total. Mas Rene Astorga ficou grato quando o veterinário disse que Taz sobreviveria e se recuperaria.

 

Famoso puma de Los Angeles ataca chihuahua, que sobreviveu graças ao dono

 

“Meu cachorro é um lutador. O veterinário nos disse que ele iria sobreviver. Só aí tivemos tempo de processar tudo que aconteceu e tentar entender. Foi uma descarga de adrenalina, até descobrirmos que ele ficaria bem”, comenta o morador de Los Angeles à ABC 7.

Uma vaquinha online no GoFundMe foi criada para ajudar a família com as contas do veterinário de Taz. Até o momento, já foram arrecadados mais de US$ 2.700 (cerca de R$ 14.300).

A outra tutora do cãozinho, Valerie Castaneda, estava dentro de casa e ficou chocada ao ouvir Rene gritando. Ainda pior, se assustou quando ele chegou em casa com sangue por toda a camisa e com o cachorro chorando.

“Ele é meu herói. Ele salvou nosso cachorrinho, lutou contra o P-22 e venceu”, diz a americana.

O casal diz que nunca imaginou que teriam que se preocupar com pumas na vizinhança. Mas agora eles vão tomar algumas precauções e querem garantir que seus vizinhos também o façam. Eles fazem mais barulho quando saem para afastar os animais e ficam mais atentos ao que os rodeia, revela a emissora.

O P-22 é um dos leões da montanha mais conhecidos de Los Angeles e costuma ser visto perambulando por bairros e quintais ao redor de Griffith Park e Hollywood Hills.

De acordo com a ABC 7, há algumas semanas, especialistas em vida selvagem confirmaram que o P-22 atacou e matou um chihuahua perto do reservatório de Hollywood.

Mas eles dizem que esses tipos de ataques são raros. O P-22 normalmente caça veados e coiotes e chegou a matar um grande cervo em Griffith Park.