Bizarrice
Governo japonês causa polêmica com concurso para incentivar consumo de álcool
Chamado de Salve Saquê, a ideia é recuperar a indústria de bebidas alcoólicas que teria sido afetada pela pandemia de covid-19
Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o consumo de álcool é associado a mais de 200 doenças e lesões, incluindo distúrbios mentais e comportamentais, cirrose hepática e câncer, o governo japonês acaba de seguir no sentido contrário e pedir que os jovens consumam mais bebida alcoólica.
Segundo o jornal americano The New York Times, a Agência Nacional de Impostos do Japão lançou um concurso convidando pessoas de 20 a 39 anos para enviarem ideias que incentivem as pessoas a consumirem mais álcool. O projeto recebeu o nome de Viva Saquê (homenagem à bebida nacional) e seria uma forma de ajudar a indústria de bebidas alcoólicas que estaria passando por “dificuldades” devido à pandemia de covid-19.
A agência japonesa diz que espera “revitalizar a indústria” com o concurso, cujo vencedor será escolhido em um torneio ainda este ano. Mas o projeto, como lembra o jornal americano, bate de frente com os dois anos de ações do governo para desencorajar a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, além de instalar placas com a proibição de beber em parques e nas ruas.
Nenhum dos fabricantes japoneses de álcool aderiu à iniciativa. Mas os donos do bar elogiaram, de acordo com o The New York Times.
Em média, os japoneses consumiram cerca de 90 litros de álcool em 2020, abaixo dos 118 litros registrados em 1995, segundo dados do governo, citados pelo jornal. O declínio prejudicou receitas fiscais: as taxas sobre as bebidas alcoólicas representaram 1,7% da receita tributária do Japão (cerca de US$ 8 bilhões ou R$ 41,7 bilhões) em 2020, abaixo dos 3% em 2011 e dos 5% em 1980.
No atual concurso da agência tributária japonesa, os participantes podem propor novos produtos e designs direcionados aos jovens, até técnicas de vendas envolvendo inteligência artificial ou “metaverso”. Desde que sejam escritos em japonês, podem ser criados e enviados de qualquer lugar.
Os organizadores do concurso, ouvidos pelo The New York Times, afirmam que o objetivo não é levar ao consumo excessivo de bebida, e que as pessoas devem beber apenas “a quantidade apropriada”. “Não estamos promovendo o consumo excessivo de álcool entre os jovens”, diz Ryo Tsukamoto, porta-voz da divisão de impostos sobre o álcool da Agência Nacional de Impostos do Japão, citado pelo jornal americano.
O problema é que cerca de um milhão de japoneses sofrem de alcoolismo, enquanto outros 9,8 milhões são potencialmente viciados, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão.