busca

Bizarrice

Já ouviu falar em “tornado” de mosquitos?

Por João Paulo Martins  em 25 de fevereiro de 2021

Enxame de insetos deixou assustados moradores de uma cidade argentina. Confira o vídeo!

Já ouviu falar em “tornado” de mosquitos?
Uma espécie de mosquito na Argentina chama a atenção por formar enxames que se aglomeram até em forma de tornado (Foto: YouTube/haceinstantes/Reprodução)

Uma festa que seria realizada na última quarta (24/3), na cidade costeira de Pinamar, no nordeste da Argentina, foi afetada por uma invasão de mosquitos, que chegaram a formar um “tornado”.

A informação foi divulgada pelo jornal local La Voz, que explica que esse fenômeno costuma ocorrer após vários dias de chuva e altas temperaturas.

O tornado de mosquitos causou espanto nos motoristas que seguiam pela rodovia Rota 74, que liga as cidades de General Madariaga e Pinamar.

Confira uma gravação que mostra o curioso fenômeno:

De acordo com o pesquisador Juan García, do Centro de Estudos Parasitológicos e de Vetores da província argentina de La Plata, citado pelo site, as chuvas inundam diferentes áreas abertas onde as fêmeas do mosquito colocam seus ovos.

“A espécie está presente em todo o país [Argentina], embora não represente um risco para a saúde do ser humano. Ainda assim, é um problema para diferentes atividades produtivas, como a pecuária leiteira”, afirma García ao La Voz.

Em relação ao enxame capturado em vídeo, o especialista destaca que ao contrário dos mosquitos causadores de doenças, como o Aedes aegypti, da dengue, a espécie registrada em Pinamar se reproduz em enxames, que se formam a vários metros do solo.

“Os ovos podem demorar um ano para eclodir, esperando a terra ficar inundada. Assim que as larvas eclodem, na temperatura adequada, em cinco ou seis dias elas se transformam em pupas e depois de 48 horas já são mosquitos. Os machos eclodem primeiro e 24 horas depois, as fêmeas”, conta Juan García.

Sobre como lidar com os enxames dos insetos, o especialista explica ao site argentino que o mais conveniente é “aguentar 15 dias”, pois após esse prazo, os mosquitos “morrem”.