busca

Bizarrice

Jovem espanhola está em coma há um ano devido a um shake de proteína

Por Da Redação  em 10 de outubro de 2023

Marta Pérez, que vivem em Alicante, na Espanha, tomou a bebida em sua academia e sofreu uma grave reação alérgica

Jovem espanhola está em coma há um ano devido a um shake de proteína
Marta Pérez é alérgica a castanhas e tomou um shake de proteína que continha pistache (Foto: Ayudamarta.com/Reprodução)

 

Uma jovem espanhola que mora em Ibi, na província de Alicante, na Espanha, está há um ano em coma após ter sofrido uma grave reação alérgica ao tomar um shake de proteína na academia que frequentava.

Marta Pérez tinha 18 anos quando sofreu o problema em 28 de setembro de 2022. Sua mãe, María Verdejo, criou um site para contar a história da filha e pedir doações para custear o tratamento.

A jovem espanhola estava acompanhada de uma amiga quando bebeu um shake de proteína que lhe foi oferecido na academia. O problema é que só depois de ingerir a bebida é que avisou que era alérgica a castanhas.

Imediatamente, o organismo de Marta reagiu aos pistaches que estavam no shake. Ela tentou voltar para casa, mas seu estado de saúde piorava a cada minuto, e foi levada pelos familiares diretamente para um pronto-socorro.

 

Jovem espanhola está em coma há um ano devido a um shake de proteína
(Foto: Ayudamarta.com/Reprodução)

 

Após o atendimento de urgência, a mãe conta que a filha recebeu alta e que devia tomar metilprednisolona, um poderoso antialérgico do tipo corticoide. No entanto, mais tarde, em casa, a saúde da jovem se agravou e ela foi levada às pressas de volta para a clínica.

Depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória, Marta Pérez foi encaminhada para o hospital Virgen de los Lirios, em Alcoy, no sudeste de Espanha, onde entrou em coma e, segundo a mãe, recebeu “tratamento desumano” durante os três meses em que esteve lá.

“Tiraram-na da unidade de terapia intensiva [UTI] apesar da recomendação do responsável pela enfermaria de que sua vida estava em perigo”, relata María Verdejo no site criado para a filha. Ela conseguiu tirar Marta dessa unidade de saúde e interná-la no hospital Vithas Consuelo, em Valência, em dezembro de 2022, para que pudesse receber atendimento especializado em neurorreabilitação.

Ainda assim, a mãe diz estar preocupada porque o Departamento de Saúde de Valência estaria dificultando as prorrogações do tempo de internação de Marta, para que não seja encaminhada para outra clínica, o que, na opinião de María, reduziria as chances de recuperação da filha. A terceira prorrogação que ela obteve expira ainda em outubro deste ano.

Apesar desses percalços, a esperança da mãe é que um dia a filha acorde e recupere a energia que tinha antes de consumir o shake de proteína.