busca

Bizarrice

Militares dos EUA divulgam vídeo de jato que caiu após colidir com urubu

Por João Paulo Martins  em 24 de setembro de 2022

O acidente foi registrado em setembro de 2021 e mostra o pássaro sendo sugado pela turbina do caça militar, que caiu sobre três residências

Militares dos EUA divulgam vídeo de jato que caiu após colidir com urubu
Um urubu foi sugado pela turbina do jato militar, que caiu sobre Kingsville, no Texas (EUA) (Foto: Twitter/PXPSecurityInve/Reprodução)

 

Militares americanos divulgaram na última segunda (19/9) as imagens da câmera instalada no cockpit de um caça que colidiu contra um pássaro pouco antes de cair sobre um bairro residencial no Texas (EUA).

O acidente ocorreu em 19 de setembro de 2021, quando um voo de treinamento no avião a jato T-45C Goshawk da Marinha dos EUA ia pousar na base Fort Worth da Marinha e da Força Aérea dos EUA.

O vídeo mostra um urubu se aproximando do avião e sendo sugado pela turbina, enquanto o piloto estava informando que se preparava para a aterrissagem na pista militar.

De acordo com a emissora local KSAT, logo após a colisão com o pássaro, o piloto diz: “Não vamos conseguir”, seguido de “Aguarde para ejetar”.

O instrutor da Marinha e o aluno ejetaram com segurança, mas o jato caiu em um bairro residencial em Lake Worth, danificando três casas.

O paraquedas de um dos pilotos ficou preso na fiação elétrica e o outro foi encontrado em uma área arborizada, segundo a emissora. Eles apresentaram apenas feridos leves.

“Esse incidente acabou em um milagre no bairro. O fato de não haver vítimas é de fato um milagre", diz a polícia de Lake Worth em comunicado divulgado em setembro do ano passado e citado pela KSAT.

Oficiais responsáveis pelo treinamento aéreo-naval disseram na época que os pilotos estavam realizando um voo treino de rotina partindo do aeroporto internacional de Corpus Christi, no Texas.

A colisão com o urubu fez com que perdessem o único motor do jato e especialistas em aviação ouvidos pela emissora americana disseram que os pilotos não tinham como evitar o acidente.