Bizarrice
Não só em BH: aranha gigante aparece em feira de Buenos Aires
É a segunda vez em 15 anos que uma armadeira é vista na capital da Argentina. Confira o vídeo!
Depois do alarde causado por uma aranha de bananeira ou armadeira (Phoneutria nigriventer) que apareceu numa residência do bairro Buritis, em Belo Horizonte (MG), agora o aracnídeo gigante resolveu dar as caras na Argentina.
De acordo com matéria publicada nesta quarta (12/5) pela rádio argentina Mitre, uma enorme aranha armadeira gerou pânico entre os funcionários de uma feira livre localizado no bairro Bosque Grande, em Mar del Plata, na província de Buenos Aires.
“Cientes do perigo que o animal representa, uma das espécies mais venenosas que existe, os trabalhadores o colocaram numa vasilha de plástico”, diz o texto da emissora.
Segundo a Mitre, os trabalhadores chamaram a equipe de controle de pragas da cidade para cuidar da enorme aranha. Depois de confirmar que se tratava de uma armadeira, os especialistas relataram que é a segunda vez que ela é vista na província de Buenos Aires nos últimos 15 anos.
“Eu olhei de lado e vi algo marrom. Pelo tamanho pensei que fosse um rato, mas quando pulou no chão vimos que era uma aranha enorme”, comenta um dos funcionários da feira livre, citado pela rádio argentina. Ele foi responsável por gravar um vídeo da enorme armadeira.
Essa espécie de aracnídeo é considerada muito agressiva e costuma viver nas plantações de banana. Por isso, os especialistas que a capturaram, citados pela emissora, acreditam que ela deve ter chegado à feira numa caixa de bananas.
Aranha armadeira
A espécie Phoneutria nigriventer é considerada muito venenosa e habita as regiões tropicais da América do Sul e Central, podendo chegar de 13 a 15 cm de comprimento.
“É popularmente chamada de ‘armadeira’ pelo fato de se ‘armar’, ou seja, apoiar-se nas
pernas traseiras e erguer as da frente quando se sente ameaçada. Além desse nome, também é chamada de aranha de bananeira por ser constantemente encontrada em cachos de bananas durante a colheita. São encontradas nas áreas urbanas principalmente em espaços com entulho, terrenos baldios e no meio de folhagens e pedras”, diz trecho de cartilha publicada pelo Instituto Butantan de São Paulo (SP).
Na natureza, a armadeira é conhecida como “aranha errante” porque vaga pelo chão da floresta à noite, ao invés de residir numa toca ou ficar pendurada numa teia. Durante o dia, ela se esconde em cupinzeiros, sob troncos e pedras caídos, e em bananeiras e bromélias.