Bizarrice
Nasa quer trazer rochas de Marte, mas existe o risco de germes alienígenas serem enviados junto delas
Cientistas afirmam que, apesar de ser baixa a possibilidade de micro-organismos marcianos sobreviverem em nosso planeta, é algo que deve ser levado em conta
A Nasa está planejando trazer rochas de Marte para a Terra e pediu a opinião do público sobre seu plano de recuperar as amostras coletadas pelo robô espacial (rover) Perseverance. É um momento importante para as intenções de explorar o Planeta Vermelho, mas alguns cientistas estão preocupados com a possibilidade de germes alienígenas pegarem uma carona na viagem de volta.
Segundo o site americano BGR, a Nasa está realizando reuniões públicas e pedindo feedback sobre seus planos de recuperação de amostras marcianas. Se tudo continuar como está, a agência espacial americana planeja enviar pousar uma espaçonave trazendo rochas de Marte em uma base da Força Aérea dos EUA no início de 2030. Isso ainda está longe de acontecer, mas cientistas alertam que a Nasa precisa garantir que estamos protegidos de qualquer micro-organismo oportunista que posa vir para a Terra.
“Acho que há uma probabilidade muito baixa de que haja algo vivendo na superfície de Marte. Mas há uma possibilidade”, comenta o geólogo Peter Doran, da Universidade Estadual de Louisiana (EUA), citado pelo site americano.
O plano da Nasa é que as amostras sejam enviadas para orbitar Marte a partir da superfície do planeta e, em seguida, uma nave coletará esse recipiente. A partir daí, as rochas farão a viagem para a Terra, para que possam ser estudadas. Claro que é um procedimento grandioso e que vem sendo pensado há tempos. Mas o que acontece se essas amostras estiverem infectadas por germes alienígenas?
Para quem é fã de filmes de ficção científica, já deve ter visto seres perigosos tomando o controle de espaçonaves. Embora possa parecer improvável que tenhamos que nos preocupar com micro-organismos marcianos afetando a vida na Terra, há sempre uma possibilidade. No entanto, o cientista planetário Jim Bell, da Universidade Estadual do Arizona (EUA), afirma ao BGR que qualquer vida em Marte seria inadequada para sobreviver na Terra.
“Estamos falando de um ecossistema completamente diferente, uma biosfera bem distinta. E, é claro, não sabemos se existe ou existiu uma biosfera em Marte”, comenta o cientista.
Portanto, é baixa a chance de qualquer forma de via alienígena sobreviva nas amostras de rochas marcianas. Ainda assim, a Nasa não desconsidera o risco. A agência espacial planeja adotar uma abordagem conservadora para trazer o material para a Terra, incluindo a esterilização de qualquer coisa que tenha entrado em contato direto com Marte.
Nos próximos meses teremos mais notícias sobre como a Nasa planeja lidar com quaisquer germes alienígenas que possam ser encontrados.