Bizarrice
“Poço do Inferno” no Iêmen é cercado de lendas e causa medo nos moradores
Chamado de Barhout, o buraco formado naturalmente no deserto da província de Al-Mahra intriga visitantes e é considerado o lar de seres sorbenaturais
Já ouviu falar no “Poço do Inferno” ou Poço de Barhout, no leste do Iêmen, no Oriente Médio, um buraco misterioso no solo que é cercado de mistérios e lendas sobre demônios?
A curiosa atração natural fica perto da fronteira com Omã, a 1.300 km de distância de Sanaa, capital do Iêmen. A abertura do poço gigante no deserto da província de Al-Mahra possui 30 metros de largura e a estimativa é de que tenha entre 100 e 250 m de profundidade.
O folclore local diz que foi criado como uma prisão para os demônios, uma reputação que ganha reforço dos odores desagradáveis que emanam de suas profundezas, revela uma matéria da rádio francesa France 24.
As autoridades iemenitas não sabem dizer o que há no fundo o “Poço do Inferno”.
“É muito profundo. Nunca chegamos ao fundo desse poço, pois há pouco oxigênio e nenhuma ventilação. Fomos visitar a área e entramos no buraco, chegando a cerca de 60 m de profundidade. Percebemos coisas estranhas lá dentro. Também sentimos um cheiro estranho. É uma situação misteriosa”, afirma Salah Babhair, diretor-geral da autoridade de pesquisa geológica e recursos minerais de Mahra, citado pelo France 24.
O poço é tão fundo que a luz do Sol não consegue se estender para muito além de sua borda. Com isso, quem chega próximo à abertura, pouco consegue enxergar em seu interior. Apenas alguns pássaros voam para dentro e para fora de suas profundezas, conta a emissora.
Curiosamente, até cinegrafistas que tentaram gravar imagens internas do Poço de Barhout dizem que é quase impossível fazer qualquer registro do que há no fundo dele. A superstição local diz que objetos próximos ao buraco podem ser sugados em sua direção, segundo a France 24.
Citado pela rádio francesa, Salah Babhair conta que o poço pode ter bilhões de anos. “Esses lugares exigem mais estudo, pesquisa e investigação”, completa o diretor.
Lar de demônios
Ao longo dos séculos, circularam histórias de figuras malignas sobrenaturais conhecidas como jinn (gênios) vivendo no poço. Conforme o site da enciclopédia Britannica, esses seres supostamente são capazes de assumir a forma humana ou animal, possuindo as necessidades biológicas dos homens (podem até ser mortos), mas estão livres de todas as restrições físicas.
“Os jinn adoram punir humanos por qualquer dano causado a eles, intencionalmente ou não, e são considerados responsáveis por muitas doenças e todos os tipos de acidentes. Entretanto, os seres humanos que conhecem o procedimento mágico adequado podem explorar os gênios em seu benefício”, revela o site da Britannica.
Muitos moradores da província de Al-Mahra ficam preocupados em visitar o “Poço do Inferno”, ou mesmo falar sobre ele, por medo do abismo que, diz a lenda, ameaça a própria vida na Terra, afirma a France 24.