Bizarrice
Polêmica: café de encontro às cegas no Vietnã permite que apenas os homens vejam suas pretendentes
O Mina Café fica em Ho Chi Minh e usa espelhos falsos para separar as mulheres dos homens
Um café destinado a encontros às cegas na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, está sendo criticado por instalar paredes com falsos espelhos que permitem aos homens observarem as mulheres com quem estão conversando, sem serem vistos por elas.
Segundo o site americano Oddity Central, o estabelecimento vietnamita chamado Mina Café, localizado no Distrito 1 de Ho Chi Minh, se tornou viral no último sábado (1/6), depois que um usuário do TikTok postou um vídeo sobre o local, mostrando a experiência do ponto de vista dos homens.
O café possui duas salas diferentes, separadas por uma parede. A polêmica reside no fato de que a parede é formada por janelas que, para as mulheres, são consideradas apenas espelhos. O problema é que, do outro lado, em um ambiente escuro, estão os homens que buscam pretendentes e podem ver, claramente, as suas pretendentes. Basicamente, o encontro só é “às cegas” para o público feminino.
Além da janela disfarçada, de acordo com o Oddity Central, internautas criticaram também o fato de os assentos dos homens ficarem num nível mais baixo do que o das mulheres, o que supostamente permitiria uma melhor visão das partes íntimas delas. Outro ponto é que o público masculino paga por diferentes pacotes oferecidos pelo café, enquanto as mulheres recebem bebidas gratuitas.
Questionada pelas práticas consideradas controversas, a dona do Mina Café, uma identificada como Lina, disse que “criou esse modelo para dar aos homens o direito de formarem pares proativamente, cabendo às mulheres concordarem ou não”. Citada pelo site americano, ela acrescentou que, embora as páginas do café tenham sido retiradas das redes sociais por excesso de feedback negativo, ela não tinha intenção de fechar o estabelecimento porque “não estava fazendo nada de ilegal”.