Bizarrice
Sinal alienígena? Círculo aparece em plantação de Ipuaçu, em Santa Catarina
A estranha formação apareceu na plantação de trigo na manhã desta terça (4/10), de acordo com um morador
A pequena cidade de Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, a 538 km de Florianópolis, tem 7;643 habitantes (Censo 2021) e é conhecida como a “capital nacional dos agroglifos”, que são os famosos círculos “misteriosos” que aparecem nas plantações. Essa fama acaba de ganhar fôlego nesta terça (4/10), com o surgimento repentino de uma formação geométrica em um cultivo de trigo no município catarinense.
Segundo informações do site Acontece no RS, o responsável pela descoberta do estranho círculo na plantação foi o morador Dirceu Fumagalli, que reside perto da saída para Entre Rios.
Ele avistou o símbolo na manhã desta terça e disse que até as 22h da última segunda (3/10), não havia nada na plantação de trigo. Ele registrou o agroglifo que, na opinião de Dirceu, parece ter o tamanho de um campo de futebol.
A estrutura é formada por um círculo externo contendo um pentágono com outro círculo, um triângulo e um círculo menor no centro.
O próprio site da prefeitura de Ipuaçu traz informações sobre a presença de agroglifos na região. O “fenômeno” vem sendo registrado desde 2008.
Em novembro desse ano, um símbolo de 19 m de extensão foi descoberto na pequena comunidade de Toldo Velho, a 25 m de uma estrada. “Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados [óvnis] teriam passado pela cidade. Moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrário de outros que pensaram ser brincadeira de crianças”, informa a prefeitura em seu site.
O aparecimento do agroglifo em 2008 teria levado ao aumento do turismo na cidade e cerca de 2.000 pessoas a visitaram somente nesse ano.
Os círculos nas plantações voltaram a aparecer em outros anos:
- Em 2009: um símbolo em forma de seta com 44 m surgiu em uma plantação de trigo
- Em 2010: círculos foram encontrados em lavouras de Ipuaçu
- Em 2011: oito agroglifos surgiram em plantações de trigo a três quilômetros do centro da cidade. Além desses símbolos, apareceram também uma fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si, com diâmetros de 1,5 m a 24 m