busca

Bizarrice

Turistas flagram pinguim fugindo de ataque de baleias orcas

Por João Paulo Martins  em 09 de março de 2021

A cena angustiante foi gravada no estreito de Gerlache, na Antártida. Assista!

Turistas flagram pinguim fugindo de ataque de baleias orcas
Após uma perseguição emocionante, o pinguim-gentoo conseguiu saltar dentro de um barco cheio de turistas (Foto: Expert Vagabond/Kennedy News/Reprodução)

Um esperto pinguim conseguiu escapar da perseguição de várias baleias orcas famintas, refugiando-se num barco cheio de turistas no estreito de Gerlache, na Antártida.

A dramática perseguição foi registrada por várias testemunhas que viajavam em grandes botes de borracha pelos icebergs no lado oeste do continente gelado. As cenas mostram a ave valente nadando em alta velocidade e saltando de forma intermitente para fora d'água.

As baleias pareciam aguardar o instante mais adequado para dar o fatídico bote no pinguim-gentoo (Pygoscelis papua).

Num dos momentos mais angustiantes da perseguição marítima, a ave saltou da água, em busca de um lugar seguro, no caso o barco turístico, mas acabou batendo na lateral do bote, ricocheteou e caiu onde as baleias estavam esperando por ele.

 

Expectativa pelo salvamento do pinguim

 

De acordo com o jornal argentino La Nacion, o blogueiro Matt Karsten e sua esposa Anna, que escrevem sobre viagens, faziam o passeio com os demais turistas, quando notaram que o pinguim-gentoo estava sendo perseguido por um grupo de baleias orcas.

“Foi uma loucura ver isso pessoalmente. Era como assistir a um episódio do canal National Geographic. Imagino que o pinguim ficou muito aliviado por ter escapado. Estávamos indo para um cruzeiro panorâmico entre os icebergs quando uma grande manada de baleias orcas apareceu brincando na água do nosso lado”, comenta Karsen, citado pelo jornal.

Claro que os turistas não podiam interferir na perseguição, pois essa espécie de baleia é conhecida por atacar e consumir focas, tartarugas, golfinhos e até tubarões. Mas para alegria dos espectadores, o bravo pinguim conseguiu se salvar ao pular dentro de um dos botes cheios de turistas.