busca

Bizarrice

VÍDEO: avião cargueiro sai da pista e se parte em dois na Costa Rica

Por Da Redação  em 07 de abril de 2022

O incidente com o Boeing 757 da empresa de transportes DHL ocorreu no aeroporto de San José, capital costa-riquenha

VÍDEO: avião cargueiro sai da pista e se parte em dois na Costa Rica
O Boeing 757 da DHL se partiu ao sair da pista na Costa Rica (Foto: Twitter/Ultranews22/Reprodução)

 

Na manhã desta quinta (7/4), um avião cargueiro da empresa alemã de transportes DHL (Deutsche Post), modelo Boeing 757, saiu da pista e se partiu em dois na cidade de San José, capital da Costa Rica.

De acordo com a revista americana Airways Magazine, a aeronave de registro HP-2010DAE pertence a uma subsidiária da DHL, conhecida como Aero Expreso, do Panamá, que opera voos pela América Central para sua controladora, a Deutsche Post.

O voo D07216 da DHL Aero Expresso, usando um Boeing 757-200, de 22 anos de atividade, deixou o aeroporto internacional Juan Santamaría, na Costa Rica, e deveria seguir para o aeroporto internacional La Aurora, na Cidade da Guatemala. No entanto, logo após a decolagem, a uma altitude de quase 6.000 m, a cabine de comando declarou emergência e solicitou o retorno ao aeroporto para pouso na pista 07, informa a revista especializada em aviação.

 

 

Como o Boeing 757 estava acima de seu peso máximo certificado para pouso de emergência, teve que se manter um pouco no ar e queimar algum combustível antes de realizar a aproximação. Durante a chamada de emergência, o piloto afirmou que tinha 2h30 de combustível e duas pessoas a bordo.

Por volta das 10h30 desta quinta (7/4), o avião da DHL aterrissou, perdeu controle na pista ao pousar. Isso fez com que a aeronave saísse da pista e a fuselagem acabou dividida em duas.

A perda de controle foi um suposto problema hidráulico que o piloto não conseguiu comunicar à torre, de acordo com relatos da mídia local, citados pela Airways Magazine, embora os relatórios oficiais ainda não confirmam a causa da referida perda de controle.

Os dois pilotos não ficaram gravemente feridos no acidente, e o aeroporto, o principal de San José, capital da Costa Rica, foi temporariamente fechado para decolagens e pousos.