Bizarrice
VÍDEO: avião sofre despressurização na Argentina e faz pouso de emergência em Córdoba
Imagens que circulam nas redes sociais mostram passageira assustada com o incidente que deixou 54 feridos, sem gravidade
Um avião da empresa aérea Aerolíneas Argentinas sofreu uma despressurização e teve que fazer um pouso de emergência em Córdoba, na Argentina. O incidente ocorreu 10 minutos após a decolagem do voo AR1516, que partiu às 14h15 da última sexta (4/3) com destino a Salta, informa a emissora argentina El Trece.
Mais de 100 passageiros estavam a bordo da aeronave, dos quais 54 ficaram feridos, sem gravidade, ou tiveram colapsos nervosos. A despressurização levou ao pouso de emergência no aeroporto internacional Ingeniero Ambrosio Taravella.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma passageira visivelmente assustada que, assim como os demais, é orientada pela tripulação da Aerolíneas a usar as máscaras de oxigênio até que a situação pudesse finalmente ser estabilizada. A torre de controle foi notificada e o avião conseguiu pousar no aeroporto de Córdoba, revela a emissora.
No desembarque, equipes de resgate organizaram um corredor de saúde para atender os feridos. Conforme comunicado da Prefeitura de Córdoba, citado pela El Trece, sete ambulâncias deixaram o local com pessoas que sofreram ferimentos leves.
Passageiros do voo AR1516 descreveram cheiro de fumaça e pessoas com hemorragias nasais e ataques de pânico. Alguns também mencionaram nervosismo por parte da tripulação.
“Após o incidente, o avião começou a mergulhar. Ouvimos uma voz da cabine dizendo que era uma emergência. Dava para ouvir o capitão falando com a torre. Ficamos com medo”, diz um dos presentes no voo, citado pela emissora argentina.
Para quem não sabe, a despressurização causa uma perda repentina de pressão na cabine. De acordo com o protocolo usado na aviação civil, a aeronave tem que voar a uma altitude de cerca de 3.000 m para evitar maiores danos aos passageiros e tripulantes, explica a El Trece.
À medida que o avião sobe, a pressão da atmosfera reduz e o ar se torna rarefeito, com menos oxigênio. Por isso as aeronaves precisam compensar com a pressurização. Porém, quando ocorre a perda de pressão na cabine, as pessoas podem sentir fadiga, dores de cabeça, tontura, perda auditiva e visão turva.