Bizarrice
VÍDEO: chuva forte causa inundação na histórica cidade de Petra, na Jordânia
Cerca de 1.700 turistas e moradores precisaram ser evacuados às pressas para evitar uma tragédia no famoso sítio histórico
A histórica cidade rochosa de Petra, principal ponto turístico da Jordânia e patrimônio da humanidade, foi inundada após uma chuva torrencial, fora do comum, atingir o sítio arqueológico, forçando evacuações.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a força da água na última segunda (26/12). Cachoeiras se formaram nas montanhas próximas à icônica cidade esculpida há 2.000 anos na rocha avermelhada.
Segundo o tabloide britânico Daily Mail, cerca de 1.700 turistas e moradores precisaram ser evacuados por motivos de segurança. Em 2018, uma inundação semelhante causou a morte de 13 pessoas.
As imagens da atração turística, que fica 240 km ao sul de Jerusalém, mostram um verdadeiro rio se formando em direção ao desfiladeiro na entrada do templo de Petra, enquanto turistas fogem em pânico.
“O governo da Jordânia evacuou cerca de 1.700 turistas em Petra devido às fortes chuvas”, confirmou a Autoridade Regional de Desenvolvimento e Turismo, citada pelo tabloide.
Na cidade vizinha de Maan, três pessoas ficaram feridas na enchente depois que um micro-ônibus foi arrastado pelas fortes correntezas, informa o Daily Mail.
Em 2018, as fortes chuvas causaram uma inundação que chegou a quatro metros, matando 13 pessoas e forçando a evacuação de outras 4.000.
A pior enchente que atingiu Petra ocorreu em 1963, revela o tabloide britânico. Na ocasião, 22 turistas franceses e um guia local morreram devido à rápida elevação das águas.
Em resposta, o Departamento de Antiguidades da Jordânia construiu uma represa para impedir que a água entrasse no desfiladeiro que leva a Al-Khazneh ("O Tesouro", em árabe), como também é conhecido o sítio histórico.
Em 2014, foi instalado o sistema de alarme como proteção adicional, com sirenes acionadas quando a água da enchente ultrapassa determinado nível.
Petra é uma cidade esculpida nas colinas de arenito contendo câmaras funerárias dos nabateus, uma tribo de ricos comerciantes cuja civilização floresceu entre 200 a.C. e o ano 100.
Tornou-se a capital desse povo, com sua localização estratégica entre as principais rotas comerciais da época, sendo ideal para cobrança de pedágios das caravanas que transportavam incenso e mirra.
A cidade remonta a cerca de 400 a.C., quando os gregos tentaram invadi-la. Várias estruturas foram esculpidas na rocha nos séculos seguintes pelos nabateus, com o icônico templo Al-Khazneh construído como um mausoléu do século I para o rei Aretas IV.
Petra se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em dezembro de 1985. Até agora, este ano, mais de 1,5 milhão de turistas já visitaram o local, segundo o Daily Mail.