Bizarrice
VÍDEO: cratera gigantesca surge perto de estação de esqui na Rússia
O enorme buraco surgiu na mina de Sheregesh, que está situada próximo a uma estação de esqui na Sibéria
Um gigantesco sumidouro, de cerca de 30 m de largura, se formou perto de uma estação de esqui na Rússia em uma mina supostamente ligada a uma empresa do bilionário russo Roman Abramovich, ex-dono do clube inglês de futebol Chelsea.
Segundo o tabloide britânico Daily Mail, o enorme buraco grande surgiu na região da mina de Sheregesh, na área industrial de Kuzbass, na região de Kemerovo, na Sibéria, perto de uma popular estação de esqui.
Moradores de quatro casas já haviam sido transferidos do local devido ao risco de desmoronamento, informa o jornal. Não há informação sobre vítimas.
O incidente aconteceu em uma mina de minério de ferro de propriedade de empresa britânica ligada a Abramovich, revela o Daily Mail.
Imagens aéreas mostram o gigantesco sumidouro que se formou próximo à beira de uma estrada e perto de residências. Outro vídeo, filmado do nível do solo, mostra carros que continuam transitando pelo local após o desabamento.
Uma casa quase é engolida pela implosão, o que permite entender a escala da enorme cratera que se formou.
“O desmoronamento da terra nos limites da área de mineração da mina de Sheregesh era previsível. Os residentes das casas 14, 16, 18 e 20, na rua Pervomayskaya, foram reassentados antes do desabamento”, comenta um porta-voz do distrito de Tashtagol, citado pelo tabloide britânico.
O trabalho na mina em Kuzbass foi interrompido após o incidente.
Essa mineração em Sheregesh é propriedade da companhia siderúrgica e mineradora EVRAZ, que originalmente foi criada na Rússia, mas incorporada ao Reino Unido em março deste ano, como resultado da guerra na Ucrânia.
A informação divulgada pelo Daily Mail é que Roman Abramovich teria uma participação de 28,64% na mineradora.
A região de Keremovo produz 60% do carvão mineral da Rússia e 14% de aço e produtos laminados.
As casas afetadas pelo surgimento da cratera eram principalmente de veraneio, segundo relatos ouvidos pelo tabloide.
O governo local e a Evraz pretendem, em breve, preencher o buraco.
A estação de esqui em Sheregesh é uma das mais populares da Rússia, lembra o tabloide. Ela teria uma das melhores condições de neve do mundo – com a temporada de esqui durando seis meses.
É famosa por uma competição anual de esqui em trajes de banho na primavera, chegando a conquistar, em 2013, um recorde mundial do livro Guinness como a maior corrida de esqui em trajes de banho do mundo.