Bizarrice
VÍDEO: geleira derrete, eleva nível de rio e causa desabamento de casa no Alasca
As fortes correntezas do rio Mendenhall, no Alasca (EUA), fizeram com que uma enorme casa desabasse no distrito de Juneau
O derretimento de uma geleira provocou fortes correntezas em rio do Alasca, nos EUA, o que levou ao desabamento de uma enorme casa no distrito de Juneau, no último sábado (5/8).
Em vídeo que circula nas redes sociais, dá para ver a força das águas do rio Mendenhall devastando as margens e fazendo com que o imóvel branco acabe desabando.
Segundo a emissora americana CBS News, os níveis do rio já estavam caindo no domingo (6/8), mas as autoridades de Juneau mantiveram o alerta porque as margens do rio continuavam altamente instáveis. Algumas estradas foram bloqueadas por lama e detritos carregados pela inundação decorrente do derretimento da geleira.
Essas inundações, conhecidas como “explosão glacial”, acontecem quando as geleiras derretem e despejam grandes quantidades de água em lagos próximos. De acordo com a emissora, um estudo divulgado no início deste ano descobriu que essas inundações representam um risco para 15 milhões de pessoas em todo o mundo, mais da metade delas na Índia, Paquistão, Peru e China.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA explica que o incidente no Alasca é associado à bacia lateral da Geleira Mendenhall, que fica acima de Juneau. “Desde 2011, a bacia gerou ‘explosões’ de lagos glaciares que causam inundações ao longo do lago e do rio Mendenhall”, afirma a entidade.
O nível do lago Mendenhall atingiu o pico às 23h15 (horário local) da última sexta (4/8) e, no sábado, a água chegou a 4,56 m, “bem acima do recorde anterior de 3,65 m estabelecido em julho de 2016”, segundo a instituição governamental.
Inundações como as registradas em Juneau nunca haviam sido relatadas. “Erosão significativa nas margens também foi relatada, com algumas estruturas perdidas no rio. Além de queda de árvores e detritos”, diz o Serviço Meteorológico Nacional.