busca

Bizarrice

VÍDEO: policiais argentinos encontram 200 papagaios sendo contrabandeados no porta-malas de um carro

Por João Paulo Martins  em 13 de janeiro de 2022

As aves, da espécie pagagaio-verdadeiro, foram levadas para um zoológico no interior da Argentina

VÍDEO: policiais argentinos encontram 200 papagaios sendo contrabandeados no porta-malas de um carro
Policiais argentinos encontraram mais de 200 papagaios no porta-malas de um veículo (Foto: Twitter/gendarmeria/Reprodução)

 

Mais de 200 papagaios-verdadeiros (Aestiva amazonica) foram resgatados quando estavam sendo contrabandeados no porta-malas de um carro da província de Santiago del Estero a Santa Fe, na Argentina.

Segundo o jornal argentino Crónica, a operação foi realizada pela Gendarmaria Nacional (espécie de Polícia Federal) ao meio-dia da última quarta (12/1), perto da cidade de Pinto, a 813 km da capital Buenos Aires, na Rota Nacional 34.

Enquanto faziam a abordagem aos ocupantes do veículo Renault Fluence, os policiais perceberam que o volume do rádio estava muito alto, o que chamou a atenção deles, conta o jornal argentino. Após a ordem de baixar o volume, as autoridades puderam ouvir barulhos estranhos vindos da parte de trás do carro.

 

 

Os ocupantes foram imediatamente obrigados a sair do carro e abrir o porta-malas. Dentro dele, os policiais encontraram os papagaios, que estavam sendo contrabandeados para a província de Santa Fé.

Quando a contagem foi feita, apurou-se que havia 216 papagaios da espécie Aestiva amazonica, em clara violação à Lei 4.802 de Conservação da Fauna Silvestre na Argentina.

Os ocupantes do carro afirmaram que haviam saído do povoado de Pampa de los Guanacos, no interior de Santiagueño, e se dirigiam a San Lorenzo, província de Santa Fé, segundo o Crónica.

O jornal estatal argentino Télam afirma que após a prisão dos suspeitos (que foram liberados em seguida), as aves foram levadas para o zoológico municipal de Resistência, onde ainda estão sob supervisão profissional para posteriormente serem reinseridas em seu habitat.