Brasil
Atleta cearense precisou de transplante de fígado após usar remédio para emagrecer
Janyne Luna teve uma hepatite medicamentosa pelo uso prolongado do medicamento que prometia perda de peso
Após a morte da enfermeira Edmara Abreu, de 42 anos, no início de fevereiro, que sofreu uma hepatite fulminante por consumir um chá emagrecedor, é a vez da atleta cearense Janyne Luna, de 32, precisar de transplante de fígado após usar remédio emagrecedor.
Segundo informações do portal G1, da Globo, em 2019, a cearense tomou medicamento para tentar perder peso de forma rápida, para ir a dois casamentos.
"Uma amiga minha estava fazendo acompanhamento com um nutrólogo e ele tinha passado um remédio manipulado para ela para ajudar a emagrecer, aí eu peguei a receita dela e manipulei esse remédio para mim. Tomei por cerca de 20 dias, não vi muito resultado e parei de tomar", revela Janyne ao portal de notícias.
O problema é que, um mês após a interrupção no uso do remédio, a atleta começou a sentir enjoos e indisposição. Após fazer exames médicos, descobriu uma inflamação no fígado.
"Foi mais ou menos um mês de investigação, fazendo tratamento para ver se meu fígado reagia. Não fechavam um diagnóstico e também não melhorava. Até que eu fui listada para um transplante um mês depois do início dos sintomas. Transplantei e depois do transplante, foi feita uma biópsia no meu fígado antigo", diz Janyne Luna ao G1.
A equipe que avaliou o órgão problemático descobriu que a cearense foi vítima de hepatite medicamentosa, uma condição inflamatória que ocorre após o uso prolongado de certos tipos de fármacos, como anti-inflamatórios. Se não tratada em tempo, pode levar à hepatite aguda ou fulminante.
A recomendação é sempre consultar um médico antes de usar medicamentos ou produtos que prometem emagrecimento.