Brasil
Avião sai de Juzeiro do Norte e faz pouso de emergência em Petrolina
O incidente foi registrado no Réveillon e o voo da Gol, que estava indo para Guarulhos, em São Paulo, apresentou falha no motor direito
O caso do avião Boeing 737 da Gol que seguia de Juazeiro do Norte, no Ceará, para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e precisou fazer um pouso de emergência em Petrolina (PE), ocorreu no dia 31 de dezembro.
De acordo com o site Rede GN, a aeronave (matrícula PR-GXM) estava com 182 pessoas a bordo e decolou quatro minutos antes do previsto, às 17h06 da última sexta (31).
Após 15 minutos da decolagem, o voo G3-1875 da Gol apresentou falha no motor número 2. Segundo o site, os pilotos decidiram desligar o motor direito, que estava com problemas, e desviou a rota para a cidade de Petrolina, em Pernambuco.
O Rede GN informa que o 737 da Gol pousou com segurança no aeroporto cerca de 35 minutos após a decolagem em Juazeiro do Norte.
O motor da aeronave é do modelo CFM56, fabricado pela Safran Aircraft Engines, da França, e pela GE Aviation dos Estados Unidos.
Áudio da conversa entre pilotos e centro de controle de tráfego aéreo:
No áudio divulgado pelo portal G1, da Globo, um dos pilotos conversa com o controle de tráfego aéreo e, em certo momento, afirma : "pan-pan, pan-pan, pan-pan".
O portal explica que essa mensagem repetida significa que a tripulação está comunicando uma situação de "emergência". Na gravação, o piloto fala sobre o motor direito que desligou e que está voando em modo monomotor (um só motor). Essa ação é prevista para aeronaves como o Beoing 737 e não traz risco de queda.