busca

Brasil

Bar dará boneco de malhar Judas com cara do Hitler e faixa de presidente do Brasil

Por João Paulo Martins  em 31 de março de 2021

O brinde polêmico será distribuído pelo bar carioca Casa Porto no Sábado de Aleluia (3/4)

Bar dará boneco de malhar Judas com cara do Hitler e faixa de presidente do Brasil
O que você acha do bonequinho de Judas que será entregue pelo bar carioca Casa Porto no Sábado de Aleluia? (Foto: Facebook/casaporto.rio/Reprodução)

O conhecido bar Casa Porto, que fica no Largo São Francisco, no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro (RJ), vai distribuir no Sábado de Aleluia (3/4), para pedidos feitos por delivery, bonecos de vodu com a cara do ditador nazista Adolf Hitler e uma faixa com as cores do Brasil, muito similar à usada pelos presidentes da república durante a cerimônia de posse.

A informação sobre a polêmica ação de marketing consta no perfil oficial do estabelecimento no Facebook e foi confirmada pela coluna do jornalista Ancelmo Gois no site do jornal O Globo nesta quarta (31/3).

"A nossa tradição suburbana de malhar o Judas no Sábado de Aleluia está garantida. Preparamos bonecos de vudu [sic] do excelentíSSimo [sic] para distribuir gratuitamente pelo delivery. Para você alfinetar gostoso no conforto do seu lar. Poucas unidades", diz parte do texto publicado pelo bar junto ao vídeo do boneco na rede social criada por Mark Zuckerberg.

Claro que o post da Casa Porto rendeu dezenas de comentários.

"Será que serve como boneco de Vodu? Rsrs [sic]", diz a usuária intitulada Kátia Phoenix no Facebook.

"Que genial! Pena não chegar em minha cidade!", comenta o perfil Márcia Elaine Silva.

"Vocês são muito espirituosos!", afirma a internauta Renata Ferreira da Costa Belo na mesma rede social.

"Manda o cardápio que já quero pedir. Kkkk [sic]", brinca Lucymara de Lima também em resposta ao post polêmico.

Para quem não sabe, a tradição da queima ou malhação do Judas foi trazida ao Brasil pelos portugueses, assim como tantas outras tradições católicas. No Sábado de Aleluia, o costume é colocar fogo ou bater num boneco em tamanho real que pode simbolizar alguma celebridade, como forma de crítica social, ou apenas o personagem da Bíblia que traiu Jesus Cristo.

Já o boneco vodu tem origem na religião criada no Haiti pelos escravos africanos. O boneco, normalmente feito de pano, simboliza a pessoa a que se destina o “feitiço” e, por meio de alfinetadas no objeto, supostamente são provocadas reações na vítima nos mesmos locais.