Brasil
Com menos de 75% da população totalmente vacinada, Santa Catarina deixará de exigir máscara a partir de sábado
Governador Carlos Moisés disse em vídeo do Instagram que o estado conseguiu "vencer" a pandemia de covid-19
A partir deste sábado (12/3), a população de Santa Catarina não será mais obrigada a usar máscara contra covid-19. A decisão foi divulgada pelo governador Carlos Moisés (Republicanos) em vídeo compartilhado em seu perfil oficial no Instagram na última quinta (10/3).
"Tá chegando o grande dia de transformarmos nossas obrigações em recomendações. Incluindo o uso de máscaras, que não será mais obrigatório. Neste sábado, dia 12, editaremos um decreto que trará recomendações a todos os setores, áreas, incluindo também o uso das máscaras", diz o chefe do executivo catarinense.
Apesar da fala de Moisés, o boletim epidemiológico divulgado pelo site do governo de Santa Catarina na última quinta aponta 2.937 casos confirmados de covid-19 em 24 horas com 11 mortes. A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS com pacientes catarinenses infectados pelo coronavírus está em 69,9%, conforme o levantamento.
"Nós vencemos essa batalha, tenho certeza disso. Mais de 82% da população vacinada. Isso nos dá segurança para que a gente possa retomar a normalidade", comenta o governador no vídeo da rede social.
Esse dado levantado por Carlos Moisés diz respeito apenas aos 6.106.999 que receberam a primeira dose dos imunizantes contra covid em Santa Catarina, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa que constam do portal de notícias G1. Quando se trata de moradores com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, da Janssen), a porcentagem de imunizados cai para 74,68%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o mundo poderá afrouxar as regras sanitárias de controle do coronavírus quando a taxa de vacinação global alcançar 70%.