Brasil
Corinthians causa polêmica no Twitter ao tirar o verde da bandeira LGBTQI+, em post contra a homofobia
Clube paulista estava celebrando o Dia Internacional de Combate à Homofobia, mas decidiu trocar o verde por cinza e internautas não curtiram
Nesta terça (17/5) é celebrado no Brasil o Dia Internacional de Combate à Homofobia, mas em meio à data de conscientização, o perfil do Corinthians no Twitter, que tem sete milhões de seguidores, está causando polêmica ao compartilhar um tuite de apoio à causa LGBTQI+ sem usar a cor verde, que representa a natureza, segundo a bandeira criada por Gilbert Baker para a Marcha do Dia da Liberdade de Gays e Lésbicas, em São Francisco (EUA), em 1978.
Apesar de não explicar oficialmente a ausência do verde no post do Twitter, e que foi substituído pelo cinza, tudo indica que o Corinthians não quis usar a cor que é associada ao Palmeiras, um dos clubes "rivais" do "Timão" no estado de São Paulo.
"O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. Respeite quem só quer viver. 17 de maio - Dia Internacional de Combate à Homofobia", diz o tuite compartilhado pelo alvinegro paulista. A publicação recebeu mais de 4.700 curtidas e quase 600 comentários.
A principal crítica à ausência do verde na bandeira do orgulho LGBTQI+ do tuite do Corinthians partiu do perfil Goleada Info, também no Twitter, que possui mais de 247.000 seguidores. "CADÊ O VERDE?! [sic] Em post especial ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, o Corinthians tirou a cor verde, relacionada ao rival Palmeiras, da bandeira do orgulho LGBTQIA+. O time colocou a cor cinza no lugar. Atitude lamentável!", diz o post do perfil especializado em futebol.
A publicação do Goleada Info gerou várias reações de usuários da rede social de 280 caracteres.
"E tá errado ? Porra de verde maluco", comenta o perfil intitulado @hmmoraes7.
"Página anti Corinthians detected", critica o usuário @C4I0C4BRAL.
"Não tem nada disso. Corinthians fez errado ao tirar o verde ou mudar a cor. Tornou a campanha sem sentido", diz o internauta @SilvaDiorgs, também em resposta ao tuite de Goleada Info.
"Quando o clubismo tá acima de uma parada série assim a campanha perde todo o sentido", reclama o usuário @pepevascao.
"Vocês noticiam como se fosse novidade. Corinthians sempre tira verde das coisas, em tudo. Não fode [sic]", critica o internauta @leitxxpxxr.
"Apenas uma opinião: concordo. Não se muda as cores de uma bandeira, ela representa uma causa. Gosto de quase todas as cores e meu 🖤 nunca deixou de ser alvinegro", comenta o perfil @_1910_1977_1990 também no Twitter.