busca

Brasil

Será que Divinópolis teve outro terremoto nesta semana?

Por João Paulo Martins  em 13 de janeiro de 2022

Apesar de moradores afirmarem que sentiram abalo sísmico na cidade de Minas após dia 10 de janeiro, não há registro de terremotos na região

Será que Divinópolis teve outro terremoto nesta semana?
Moradores da cidade de Divinópolis (MG) afirmam que sentiram outro terremoto após o abalo da última segunda (10) (Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação)

 

Apesar de vários relatos de novos tremores de terra na cidade de Divinópolis, região centro-oeste de Minas Gerais, a 121 km de Belo Horizonte, nesta quinta (13/1), não há qualquer registro do terremoto nas instituições que analisam o fenômeno.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), possui registro apenas do pequeno abalo da última segunda (10/1). "Um pequeno tremor de terra ocorreu ontem, 10/Jan, às 20hs 13min 36s (hora local), perto de Divinópolis, com magnitude 2,9 na escala Richter", diz o site do centro.

O epicentro do terremoto de segunda foi determinado por estações de medição da Rede Sismográfica Brasileira e da Rede Sismográfica da Vale (RSVL). "A estação mais próxima está a 100 km de distância, na cidade de Bom Sucesso [MG]; por isso o epicentro tem uma incerteza de 5 a 10 km. Sua profundidade deve ser de poucos km, não sendo possível determinar com precisão", informa a USP.

 

Será que Divinópolis teve outro terremoto nesta semana?
Moradores de Divinópolis reclamam de novo terremoto (Foto: WhatsApp/Reprodução)

 

Na época, o portal de notícias G1, da Globo, informou que a Defesa Civil de Divinópolis e o Corpo de Bombeiros não receberam chamados para ocorrências relacionadas ao tremor.

O abalo foi sentindo, principalmente, por moradores dos bairros Lagoa dos Mandarins, Icaraí, Niterói, Grajaú, Danilo Passos, Vila Romana, Jardim Floramar.

Segundo o site da Rede Sismográfica Brasileira, o sismo de 2,9 na escala Richter, que vai até 10, equivale a um veículo grande e pesado passando na rua. A partir de oito graus, podem ocorrer desmoronamentos e outros danos estruturais.

 

Será que Divinópolis teve outro terremoto nesta semana?
(Foto: Moho.iag.usp.br/Reprodução)