busca

Brasil

Vereador paulista diz em vídeo que quer tornar cidade mais "hétera"

Por João Paulo Martins  em 14 de abril de 2021

Fernando FH Frios (MDB) fez críticas a usuário do Facebook que debateu com ele e chegou a dizer que tentará fazer de Itararé (SP) uma cidade mais "pulso firme"

Vereador paulista diz em vídeo que quer tornar cidade mais "hétera"
"Vou tentar fazer da nossa cidade uma cidade mais 'hétera'", diz o vereador Fernando FH (MDB), de Itararé (SP), em vídeo polêmico (Foto: G1/Reprodução)

Na última terça (13/4), o vereador Fernando FH Frios (MDB), da cidade de Itararé, no interior de São Paulo, causou polêmica ao compartilhar vídeos em que faz críticas a usuário do Facebook que debateu com ele. Como mostra o portal G1, o político chamou o internauta de "franga".

"Teve um abençoado de uma 'franga' [sic] que entrou num debate lá comigo no Facebook, onde eu já estava bravo por que outro 'frango' comentou lá. E eu perdi alguns minutinhos da minha vida olhando a página dele. Até chamei ele lá para trocar uma ideia comigo no Whatsapp. Porque na casa não posso ir, porque eles estão em isolamento social. Não saem de casa. Mas comecei a notar como é triste a vida deles. Toca 'violãozinho', grava 'vidinho' [sic]", diz Fernando FH na gravação divulgada pelo portal da Globo.

O vereador ainda critica o posicionamento do usuário da rede social criada por Mark Zuckerberg, que seria de "mimimi". "O gato dele deve ser gago. Diz que o gato dele faz 'mi, mi, mi', de tanto 'mimimi'. Ah, pelo amor de Deus!", reclama o político no polêmico vídeo.

Como se não bastasse, Fernando FH diz ainda que quer transformar Itararé (SP) numa cidade mais "hétera".

"Vamos junto aí. Vou tentar fazer da nossa cidade uma cidade mais 'hétera', mais pulso firme. Vem carregar uns frangos com nós [sic] qualquer dia pra ver se vira uma pessoa mais parruda. Não vou falar nada porque tem quem goste, né?", afirma o vereador do MDB na gravação.

Declaração após a polêmica

Após a repercussão negativa do vídeo na internet, ainda na própria terça (13/4), Fernando FH emitiu uma nota de esclarecimento que foi publicada em suas contas oficiais do Facebook e do Instagram.

"Declaro expressamente que no exercício do meu mandato sempre respeitei e respeitarei a diversidade e todas as liberdades garantidas pela Constituição Federal aos brasileiros [...] Entretanto o calor dos debates políticos pode fazer com que haja a manifestação, sem qualquer maldade, de expressões equivocadas e que não mais combinam com toda a luta das minorias por igualdade", diz o comunicado compartilhado pelo político paulista nas redes sociais.

No final da nota, o vereador pede desculpas aos ofendidos.