busca

Brasil

VÍDEO: Jair Bolsonaro pede apoio da maçonaria para ser reeleito?

Por Da Redação  em 04 de outubro de 2022

Imagens do presidente da república discursando dentro de uma loja maçônica estão causando polêmica nas redes sociais

VÍDEO: Jair Bolsonaro pede apoio da maçonaria para ser reeleito?
Vídeo traz Bolsonaro discursando dentro de uma loja maçônica (Foto: Twitter/PopOnze/Reprodução)

 

Um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta terça (4/10) é o hashtag (termo) "maçonaria". Essa instituição "filosófica, filantrópica, educativa e progressista" está chamando a atenção na rede social após um vídeo que traz o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro aparecer supostamente discursando dentro de uma loja maçônica.

"Nós corremos um risco sério. É a questão da corrupção e da ideológica. Nós temos tudo para sermos uma grande nação", diz Bolsonaro na suposta conversa com maçons.

Os internautas estão criticando essa atitude do candidato, já que ele é apoiado por grande parte dos evangélicos. Não é segredo que a maçonaria é associada a uma espécie de "religião" própria, em que se cultua a figura do "grande arquiteto do Universo" – entidade espiritual que se opõe ao materialismo.

"Michelle Bolsonaro criticou a presença de Lula em um Terreiro e taxou de religião maligna. Hoje surge um vídeo de Bolsonaro na Maçonaria sendo que ele se fortalece com o voto dos evangélicos. A passagem de pano só demonstra o racismo religioso referente às religiões africanas!", comenta o perfil @josecezinha no Twitter.

"Confesso que o roteirista do Brasil me surpreendeu com esse plot [reviravolta] do bolsonaro na maçonaria. Uma reviravolta no enredo de disparos em massa digno de uma indicação de melhor roteiro original", ironiza o internauta @daduoel.

"Estou me sentindo traída. Defendi BOLSONARO do indefensável. Estive sempre ao lado do PRESIDENTE. E agora descubro laços dele com a maçonaria. Lamentável. Infelizmente, votarei no nove dedos neste segundo turno", diz o perfil @VivianeLoiseau.

"BOLSONARO também traiu minha fé, depois desse vídeo dele na maçonaria, estarei apoiando Lula nesse segundo turno. DECEPÇÃO!", posta @auroracadela na mesma rede social.

"Infelizmente o presidente Bolsonaro foi flagrado em uma maçonaria, onde frequenta como membro. Como cristão e servo do senhor isso me entristece bastante, pois confiei nele. Para quem não sabe aquilo em destaque representa o olho do SATANÁS. Decepção, sou Lula agora...", critica o internauta @TK_pst.

VÍDEO: Jair Bolsonaro pede apoio da maçonaria para ser reeleito?
O vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão faz parte da maçonaria (Foto: Twitter/PopOnze/Reprodução)

 

Vale lembrar que o vice-presidente e Hamilton Mourão, que acaba de ser eleito senador pelo Rio Grande do Sul, alcançou o grau mais alto da maçonaria. Ele saltou do nível quatro para o 33 e tornou-se grande inspetor-geral da ordem em 2019, na cidade de Ijuí (RS). A informação consta do site oficial da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.

Em agosto deste ano, o grão-mestre geral da Grande Oriente Brasil (sede dos maçons brasileiros), Múcio Bonifácio Guimarães, recebeu a medalha de O Pacificador em evento realizado no quartel-general do Exército, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença do presidente da república.

Sobre o vídeo de Jair Bolsonaro dentro da loja maçônica, é importante lembrar que não se sabe quando foi gravado nem em que contexto. Não é possível associá-lo à campanha eleitoral de 2022.