Celebridades
A maioria dos fisiculturistas das redes sociais usa anabolizantes, diz influenciador sul-africano
O youtuber e tiktoker Noel Deyzel não esconde ser usuário de esteroides anabolizantes e critica os digital influencers que iludem os seguidores com promessas de ganho de massa muscular em pouco tempo
Existem inúmeros fisiculturistas e celebridades musculosas nas redes sociais que propagam fórmulas “milagrosas” para que os músculos cresçam em pouco tempo. Porém, o bodybuilder sul-africano Noel Deyzel, de 37 anos, trabalha há 12 anos com fisiculturismo e admite livremente que seu corpo não foi adquirido forma natural, mas é resultado do uso de esteroides anabolizantes.
Com 1,69 milhões de seguidores no YouTube e 11,2 milhões de curtidas no TikTok, o influenciador digital publicou um vídeo em julho de 2021 desmascarando as pessoas nas redes sociais que dizem ter ficado musculosas em pouco tempo.
Segundo ele, a maioria dos fisiculturistas que são digital influencers não admitem que estão usando PEDs (Performance-enhancing drugs ou drogas para melhorar o desempenho).
A gravação de Noel Deyzel voltou a chamar a atenção depois que o youtuber sueco Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, um dos maiores da plataforma de vídeos do Google, com 111 milhões de seguidores, fez um vídeo na virada de ano reclamando que a maioria dos influenciadores digitais fitness “engana” o público ao não dizer que usa anabolizantes.
“É muito comum ver mentiras à venda, como planos de treino, dieta e até suplementos. E quando os iniciantes compram e aplicam esses conselhos, na maioria das vezes, não funcionam como esperavam. Muitos influenciadores estão perseguindo dinheiro e lucrando com a vulnerabilidade”, critica o sul-africano na gravação compartilhada no YouTube e que já conta com mais de 9,2 milhões de visualizações.
Deyzel diz que, por ter um público jovem, nunca divulgaria que tipo de produto usa, mas que fica consternado ao ver outros “influenciadores” promovendo esteroides em plataformas dominadas por crianças e adolescentes, como o TikTok.
“Vi pessoas promovendo ciclos de esteroides para o público mais jovem no TikTok, e isso não está certo. A indústria do fitness tem algumas pessoas mais solidárias e boas, que já conheci e, ao mesmo tempo, outras mais arrogantes e absortas com agendas ocultas”, revela Noel Deyzel.
Claro que o fisiculturista e digital influencer não citou nomes. PewDiePie também não comentou quem seriam as webcelebridades que estariam enganando o público nas redes sociais. Ele cita apenas alguns atores que usaram produtos para ganharem massa muscular de forma rápida, para fazerem filmes.
De qualquer forma, eles apenas esclarecem que não existe “fórmula mágica” para ganho de massa muscular, por meio da musculação, em intervalo de tempo curto, como em apenas um ano de treinos.