busca

Celebridades

Jogador ídolo do Liverpool, Jamie Carragher, diz que Pelé é um "mito" e não fez 1.000 gols

Por Da Redação  em 16 de março de 2022

O polêmico comentário surgiu após o craque português Cristiano Ronaldo marcar três gols pelo Manchester United no último fim de semana

Jogador ídolo do Liverpool, Jamie Carragher, diz que Pelé é um "mito" e não fez 1.000 gols
Pelé continua sendo um dos maiores ídolos do futebol mundial (Foto: Instagram/pele/Reprodução)

 

O ídolo do Liverpool, ex-zagueiro Jamie Carragher, de 44 anos, agora comentarista esportivo, disse que Pelé é apenas um “mito” e que não acredita que o lendário atacante brasileiro tenha marcado mais de 1.000 gols na carreira.

Segundo o tabloide britânico Daily Express, o comentário irônico de Carragher no programa Monday Night Football, da emissora ESPN no Reino Unido, surgiu após comentar o hat-trick (três gols) do craque português Cristiano Ronaldo pelo clube inglês Manchester United no último fim de semana. Para o ex-zagueiro, o atacante da Seleção Portuguesa é o maior artilheiro de todos os tempos do futebol masculino.

Ainda assim, Pelé é considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol e o craque é o único jogador a levantar três taças de Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970.

Como a carreira do ídolo brasileiro se deu antes da chamada Era da Informação, com o advento e popularização da internet, é difícil contabilizar os gols oficiais que marcou.

E, como resultado, há estatísticas contraditórias quando se trata da quantidade de tentos marcados por Pelé.

De acordo com o Daily Express, a ESPN afirma que o “Rei do Futebol” marcou 757 gols oficiais. Mas a fundação Rec.Sport.Soccer Statistics chegou à contagem de 775 tentos.

O ex-jogador e ídolo do Santos, de 81 anos, afirmou ter marcado mais de 1.000 gols ao longo da carreira e, em 2013, entrou para o livro de recordes Guinness World Record, com uma contagem de 1.279 tentos.

Enquanto isso, a Fifa e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aparentemente afirmam que Pelé atingiu 1.281 gols.

Com tantas estatísticas que não batem, Jamie Carragher não sabe em qual acreditar.

“E a figura do Pelé? Você tem uma teoria sobre isso, não é”, pergunta o apresentador Gary Neville, do Monday Night Football, ao colega de bancada, segundo o tabloide britânico.

“Eu mencionei algo na reunião de hoje”, responde Carragher. “Eu disse que Pelé é um mito. Não acredito esses 1.000 gols. Então caiu bem chamar Pelé de mito”, completa o ex-zagueiro do Liverpool, que participou de 737 jogos e marcou apenas cinco gols.

Enquanto isso, Cristiano Ronaldo marcou seu gol 807 na vitória por 3 a 2 sobre o Tottenham no último sábado (12/3) pela Premier League (campeonato inglês). E, com isso, foi oficialmente reconhecido como o maior artilheiro de todos os tempos no futebol mundial, depois de superar a contagem de 805 do austríaco Josef Bican.