Celebridades
Modelo de Taiwan usa TikTok para criticar o estilista Michael Costello, que teria “branqueado” a cara dela
Shereen Wu criticou uma imagem publicada pelo estilista nos Stories do Instagram, que teria sido alterada digitalmente
Uma modelo de Taiwan está acusando um estilista americano de compartilhar uma foto alterada dela, para deixá-la “mais branca”.
A modelo Shereen Wu, de 21 anos, usou sua conta no TikTok para mostrar a foto alterada, que havia sido tirada em um desfile de moda em Los Angeles (EUA), da grife do estilista Michael Costello, que já criou looks para celebridades como Beyoncé, Jennifer Lopez e Celine Dion
Segundo a jovem, na publicação compartilhada em 28 de outubro na plataforma chinesa, após o término do desfile, Costello teria postado uma foto dela nos Stories do Instagram, mas supostamente alterada digitalmente para que o rosto parecesse branco.
Shereen Wu mostrou a foto original em comparação com a compartilhada pelo estilista americano, do mesmo vestido de baile preto de mangas compridas. “Editar meu rosto e remover minha raça é completamente desrespeitoso”, diz a modelo no TikTok.
Quando a jovem confrontou Michael Costello, por meio de mensagem no Instagram, ele alegou ter recebido a imagem já editada pelo fotógrafo e que não tinha controle sobre como os colaboradores alteravam as fotos. Porém, Shereen contatou o fotógrafo, que afirmou não ter feito nenhuma edição na imagem quando a enviou ao estilista.
De acordo com o jornal taiwanês Taiwan News, a modelo é independente, que não tem contrato com nenhuma agência de talentos, e participou do desfile do estilista americano para se promover, sem direito a remuneração.
Shereen Wu diz que, em troca dos trabalhos gratuitos, há um “entendimento tácito de que estou fazendo isso pela exposição e pelas fotografias”. Porém, ela reclama que ao não usar o rosto, Costello “teria se aproveitado” dela sem qualquer compensação.
Na última quinta (2/11), o estilista americano publicou um comunicado no Instagram em resposta à polêmica. Ele negou ter feito qualquer alteração na foto e que postou uma "fan art" enviada a ele por uma fonte não identificada, mas "assumiu a responsabilidade" por publicá-la.
Michael Costello alegou que não sabia que Shereen Wu não havia recebido pagamento por sua participação até ver a postagem no TikTok.